Aproximação do mundo acadêmico com a realidade do mercado. Esse é o objetivo do Programa Acadêmico do SAS, empresa de inteligência analítica. Para isso, o programa desenvolve parcerias com universidades, fundações, cursos de pós-graduação e MBAs que vão do entendimento da universidade como negócio, passando à educação dos alunos, apoio à pesquisa até o compartilhamento de conhecimento entre as instituições e o SAS. Mais de duas mil universidades no mundo todo têm parceria com o SAS. Na chamada Região Sul da América Latina (Brasil, Chile e Argentina), são cerca de 30 no total, sendo 20 só no Brasil. Um dos destaques do Programa são os centros de excelência, que dão suporte para aulas conceituais específicas. No Brasil, o Programa tem planos de criar dois centros: um na área de risco e outro de custos.
Segundo a diretora do Programa Acadêmico do SAS Américas, Polly Mitchell, a iniciativa dos centros surgiu a partir de uma experiência bem sucedida na África do Sul na área financeira, mais especificamente no segmento de risco. “A parceria enfocou a troca de conhecimentos entre os docentes da North West University e o SAS”, explica a executiva. A união entre a teoria da metodologia de risco, trazida pela universidade, e a prática da utilização de soluções para obter benefícios reais das informações para a melhoria dos processos, oferecida pelo SAS, gerou a capacitação dos universitários em risco financeiro. O resultado disso foi a profissionalização na área.
No Brasil, os centros funcionarão da mesma forma. “Os projetos, que estão em fase de planejamento, vão priorizar o apoio à pesquisa nas áreas de risco e custo, oferecer soluções de negócio já utilizadas pelos executivos dos setores estudados e certificação do uso dessas tecnologias”, informa a gerente de educação para a Região Sul da América Latina, Andrea Szyfer. De acordo com a executiva, o objetivo é estender às universidades a expertise de mais de 30 anos do SAS – sendo 10 no Brasil – em práticas de gestão e implementação de soluções customizadas que auxiliam no entendimento das diferentes facetas do negócio.