SCPC registra aumento em setembro

0
9


As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), registraram crescimento de 3,5% na comparação entre setembro deste ano e o mesmo mês de 2005. Já as consultas ao UseCheque tiveram um aumento de 4,7% na comparação do mesmo período.

Em agosto as consultas ao SCPC cresceram menos que em setembro: 2,9% sobre o mesmo mês de 2005 e em julho, menos ainda, 2,8%. Já as consultas ao UseCheque tiveram em setembro um crescimento menor que nos períodos anteriores. Na comparação entre agosto de 2005 e agosto de 2006 houve um crescimento de 5,7%. Entre julho de 2005 e julho de 2006 o crescimento foi de 6,6%.

Para o superintendente de Economia da ACSP, Marcel Solimeo, o resultado do SCPC mostra uma aceleração das vendas a prazo, mas ainda abaixo do esperado e que reflete o grande esforço promocional do varejo. “Já o menor crescimento nas consultas de cheques parece refletir os efeitos da instabilidade do clima sobre o setor de confecções”, analisa.

Solimeo estima um movimento mais favorável do varejo para o último trimestre, tanto em função da sazonalidade, como da queda das taxas de juros e melhora da renda. O crescimento das vendas nesse período, segundo o economista, deve ficar entre 4% e 5%, o que não corresponde às expectativas iniciais para este ano.