SCPC tem aumento em maio

0
2


As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aumentaram 6,6% em maio de 2006 sobre o mesmo mês de 2005. As consultas ao UseCheque cresceram 9,4% no mesmo período.

O superintendente do Instituto de Economia Gastão Vidigal, Marcel Solimeo, afirma que o movimento do varejo no mês de maio foi beneficiado por diversos fatores além do Dia das Mães – a segunda data mais forte para o comércio em geral. “Este ano tivemos um dia útil a mais, o pagamento do novo salário mínimo, a proximidade da Copa do Mundo e o clima frio durante vários dias”, garante.

Os registros recebidos (dívidas incluídas) pelo SCPC cresceram 10% entre maio do ano passado e maio deste ano, contra 9,2% de registros cancelados (dívidas excluídas). De acordo com Solimeo, o aumento de ambos os números foi influenciado pelo calendário, embora os dados acumulados dos últimos cinco meses revelem uma ligeira alta da inadimplência entre os consumidores. “Para manter o ritmo de expansão do varejo nos próximos meses e alcançar um crescimento entre 4% e 5% este ano, contamos com novas quedas nas taxas de juros. A redução de 0,5% ontem representa um sinal positivo”, completa.