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Sebrae cria loja conceito

Os novos hábitos de consumo do brasileiro estão provocando uma mudança no segmento de hipermercados do país, uma vez que possui menos tempo disponível para fazer as compras do mês, o cliente passou a buscar comodidade, proximidade e praticidade na hora de abastecer a casa. Com isso, volta a ganhar força no Brasil os minimercados ou mercados de vizinhança.
As pessoas vão hoje cerca de 3,7 vezes ao mês a pequenas lojas de autosserviço – o que representa uma ida por semana no ponto de venda, segundo dados do Instituto de Pesquisa Provar. Antes do Plano Real, em época de inflação descontrolada e necessidade de estocar produtos em casa, esse percentual de frequência era de 1,2 visitas por mês. O resultado é que um número cada vez maior de consumidores prefere os pequenos estabelecimentos de bairro para comprar algum item em falta na geladeira. O problema é que, muitas vezes, os estabelecimentos cometem erros comuns, que afastam os clientes. 
Pensando em contribuir para a melhor gestão dos empreendimentos, o Sebrae irá montar uma Loja Conceito de um Minimercado e apresentará na 34ª Feira e Convenção Anual da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, Abad, que acontece em Curitiba. Com 106 metros quadrados de área, a Loja tem seções que compõem um minimercado, como padaria, açougue, setor de frutas, legumes e verduras, e mercearia. O objetivo é de ensinar aos varejistas a maneira ideal de expor os produtos. “Muitas vezes os empresários não colocam nas gôndolas as mercadorias de forma lógica. Misturam, por exemplo, sabão em pó com gêneros alimentícios, no lugar de oferecer os produtos de forma associada, como café, chá e açúcar. Além disso, alguns empresários usam a loja como estoque e empilham produtos na área de venda, dificultando o trânsito do consumidor e a localização dos itens. O estabelecimento fica poluído, o consumidor confuso e o varejista acaba perdendo vendas”, afirma Fabianni Melo, coordenadora nacional da Carteira de Minimercados do Sebrae.
 
“Há um forte movimento dos hipermercados e supermercados para a interiorização. As grandes redes estão criando lojas com formatos de conveniência em bairros e em cidades com até 150 mil habitantes. Daí, elas passam a ser concorrentes dos minimercados, e este é um desafio”, adverte Juarez de Paula, gerente de Comércio e Serviços do Sebrae.
O estande do Sebrae será dividido em três ambientes: um miniauditório, onde ocorrerão palestras voltadas para a capacitação dos empresários; a loja conceito, que terá visitas guiadas e mostrará na prática como deve funcionar um minimercado; e um espaço para atendimento dos empreendedores com consultores do Sebrae. “A proposta é que o empresário chegue ao stand, seja apresentado à teoria do negócio e se capacite por meio das palestras, vivencie os conceitos da loja e depois receba orientações para fazer melhorias no seu estabelecimento”, explica Juarez de Paula.

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