Sebrae lançará Bússola Empresarial

0
1



Mapeamento de pessoas físicas e jurídicas nos mil maiores municípios do Brasil com um estudo de perfil socioeconômico e demográfico da população, porte e setor das empresas do mercado local. Isso será possível com a Bússola Empresarial, serviço que o Sebrae vai oferecer a partir do dia 5 de novembro. Por meio desse sistema de georreferenciamento, o empreendedor pode, por exemplo, se informar sobre a viabilidade de abrir um negócio em determinada área, conhecer dados como o padrão socioeconômico dos moradores ou a quantidade de estabelecimentos similares na região.

 

Segundo Enio Pinto, gerente de atendimento individual do Sebrae Nacional, a Bússola Empresarial será mais uma importante ferramenta para auxiliar o empreendedor ou empresário. “O dia-a-dia dessas pessoas é feito de tomadas de decisão. O georreferenciamento vem para amparar este processo e para reduzir ao máximo possível os riscos”, diz.

 

Os municípios cobertos pela Bússola Empresarial reúnem cerca de 75% da população brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e concentram mais de 80% do Produto Interno Bruto (PIB), conforme dados do Banco Central do Brasil. Nesses territórios estão 126 milhões de pessoas físicas, três milhões de empresas e 34 milhões de domicílios.

 

Para ter acesso ao serviço, os empresários e empreendedores deverão buscar os pontos de atendimento do Sebrae. “Nos pontos haverá pessoas preparadas para acessar as informações e apresentá-las ao cliente, prestando uma assessoria sobre esses conhecimentos”, explica Andréa Faria, coordenadora do projeto.