Segurança dos negócios eletrônicos

0
12


Foi publicada no Diário Oficial da União (DO-U), no dia 15 de agosto, a oficialização de mais uma Autoridade Certificadora no âmbito da ICP-Brasil (Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira). Trata-se da AC-SINCOR, vinculada ao Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor-SP), que teve o credenciamento aprovado pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia e Informação), juntamente com o prestador de serviço de suporte, a Certisign Certificadora Digital. Na prática, o sindicato está autorizado a emitir e distribuir certificados digitais para qualquer pessoa física ou jurídica.

O objetivo do Sincor-SP é fazer com que cada corretor de seguros seja, de imediato, um distribuidor dos certificados digitais para os clientes. Além disso, o sindicato, como Autoridade Certificadora, tem poderes para credenciar os associados como Autoridades de Registro, desde que preencham os requisitos necessários. O presidente do Sincor-SP, Leôncio de Arruda, acredita que a digitalização dos negócios em seguros “permitirá, inclusive, uma maior fidelização entre corretor e cliente”. Com isso, os corretores poderão realizar vendas cruzadas, oferecendo os certificados digitais (e-CPF e e-CNPJ) como produtos de sua carteira.

Manuel Matos, consultor do Sincor-SP, vice-presidente e coordenador do Comitê de Certificação Digital da Camara-e.net, acredita na certificação digital como forma de modernizar a atividade do corretor de seguros. “Estamos construindo a Rede de Bem-Estar Social, on-line, que reunirá os quase 30 mil corretores de seguros, presentes em todos os municípios do Estado de São Paulo”.

O e-CPF foi criado para agilizar e facilitar o relacionamento entre os contribuintes brasileiros e a Secretaria da Receita Federal-SRF. O e-CPF pode também ser utilizado para assinar digitalmente qualquer documento eletrônico, e-mail, etc. garantindo assim a autenticidade dos remetentes desses documentos e dos dados que trafegam pela Internet. Garante a Autenticidade, a Integridade e ainda se necessário a Confidencialidade do conteúdo dos documentos através da Criptografia. A Receita Federal já oferece uma serie de serviços que facilitam de sobremaneira tanto as pessoas físicas como jurídicas que possuam um e-CPF ou e-CNPJ.

Cid Torquato, diretor executivo da Camara-e.net, ressalta a importância da ampliação dos certificadores digitais: “A certificação digital é um recurso absolutamente essencial para a segurança dos negócios eletrônicos e o desenvolvimento da Economia Digital”.