Autora: Ingrid Polini
Um dos principais desafios de uma empresa que trabalha com sistemas cloud (na nuvem) é a gestão de relacionamento com o seu cliente. Como fazer com que o cliente perceba uma relação próxima e como manter esse vínculo tão importante, quando o contato é feito quase que 100% pela Internet?
O primeiro passo é conquistar o cliente por meio da linguagem utilizada. A falta de empatia e o uso de termos muito técnicos podem causar desentendimentos que acabam trazendo insegurança ao usuário.
Para garantir que o cliente sinta-se completamente seguro e atendido, temos de estar sempre prontos para responder as dúvidas dos clientes, oferecendo agilidade e precisão na resposta a qualquer situação que aparece no sistema.
A transparência nas informações também é fundamental para estreitar esse relacionamento. Devem ser estabelecias prioridades claras, definindo quais são os canais e os SLA´s (tempo de atendimento) de cada tipo de chamado, desde o início da comunicação com o usuário.
Outro diferencial é a proatividade no monitoramento da movimentação do cliente dentro do sistema. Caso seja identificado que há baixa frequência de utilização da plataforma pelo usuário, a empresa entra em contato para saber o motivo e, consequentemente, ajudá-lo.
Essa atenção personalizada ao cliente é de extrema importância para a saúde de uma empresa com sistema cloud. Para o usuário, traz segurança e confiança, e para a companhia, o reconhecimento do trabalho eficiente e seguro, que é a alavanca para atrair novos clientes.
Ingrid Polini é diretora da SafetyDocs.