Serviço de download chega a AL com tecnologia Brew

0
0

A Joint Venture entre a Telefónica Móviles e a Portugal Telecom anuncia o lançamento dos primeiros serviços de download por celular da América Latina. O serviço Download é baseado na solução Brew (Binary Runtime Environment for Wireless) da Qualcomm e permite aos usuários baixar e executar aplicativos no celular, transformando-o num minicomputador, com poder de processamento local (mobile executon environment), conectado à internet móvel em alta velocidade (rede CDMA 1X). O lançamento comercial deverá ocorrer durante o mês de março.

Num primeiro momento, os clientes terão à disposição dois aparelhos habilitados para o serviço de Download: o Motorola T720 e o Audiovox Toshiba CDM9500, ambos com display colorido de alta definição. Em seguida, serão lançados celulares da Samsung, LG, Kyocera e Ericsson, entre outros. No lançamento, estão previstas diversas aplicações de jogos, informações, entretenimento, messaging, produtividade e aplicações corporativas de desenvolvedores estrangeiros e locais, como, por exemplo, N-Time, P-Movil, Link, entre outros.

No 2º semestre de 2002, foram realizados em São Paulo testes com 250 clientes selecionados pelo perfil de utilização de serviços de transmissão de dados, como o WAAAP ou o Torpedo SMS (mensagens curtas de texto). Cada um deles recebeu um aparelho celular com tecnologia CDMA 1X, com a capacidade de acessar aplicações transferíveis por download suportadas pela plataforma Brew. O teste foi realizado com aplicativos simples rodando em aparelhos com tela monocromática. Mesmo nessas condições, o resultado mostrou o potencial desse serviço, obtendo conceitos acima de nove (em 10 possíveis) nos itens velocidade de acesso e facilidades de navegação e download. Após o sucesso dos testes, foi fechado o acordo com a Qualcomm para colocar à disposição a plataforma.

Para promover o desenvolvimento de aplicativos locais com conteúdo brasileiro, a Joint Venture prepara uma Developers Confrence para fevereiro de 2003, no qual serão analisadas experiências de sucesso no mundo e discutidas as especificidade do mercado brasileiro.