O Departamento Nacional do Sesc (Serviço Social do Comércio), que fica no Rio de Janeiro, decidiu completar a digitalização dos documentos, que estavam arquivados dentro de um sistema que utiliza o software Lotus Notes. Para esta tarefa, a instituição procurou a Ômega, uma das revendas nacionais da Laserfiche, fornecedora norte-americana de soluções de GED utilizando tecnologia de gerenciamento de imagem, workflow, digitalização automatizada, OCR e gerenciamento de registros. “Precisávamos de uma ferramenta que nos possibilitasse visualizar os documentos digitalizados, usando o Lotus que já possuíamos”, diz Vera Lúcia Ribeiro, analista de sistemas do Sesc.
A solução encontrada foi investir cerca de R$ 20 mil em licenças de software da Laserfiche – uma para administração e 10 para consulta instantânea – além da aquisição de um scanner. O objetivo era tornar a busca por um cadastro de usuário, por exemplo, muito mais rápida por meio visualização dos documentos na tela, que antes da implantação do GED não era possível. Havia ainda a preocupação de não causar impacto no tráfego da rede interna. “Por este motivo escolhemos o Laserfiche, pois ela oferece uma solução mais leve e adaptável”, conta Vera Lúcia.