As vendas de produtos eletroeletrônicos de consumo registraram um crescimento de 8,54% em 2006, situando-se abaixo da estimativa inicial de 13,89%, segundo balanço divulgado hoje (08/02), pela Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos). O desempenho da linha branca superou as previsões dos fabricantes, com um incremento de vendas duas vezes superior ao previsto. Este segmento comercializou 13,74% mais do que em 2005, em comparação a uma estimativa de crescimento de 6,53%.
Os produtos que puxaram o desempenho deste segmento foram os refrigeradores, com vendas 17,89% superiores a 2005; as lavadoras automáticas, com crescimento de 14,9%, e os fogões, com vendas 10,6% maiores do que no exercício anterior. “A queda nas taxas de juros, a ampliação dos prazos dos crediários, a maior estabilidade no emprego e a melhoria na massa salarial foram os fatores que favoreceram o crescimento da linha branca”, analisa Paulo Saab, presidente da Eletros.
Já a linha de imagem e som contrariou as projeções iniciais em função do desempenho bem abaixo do esperado das vendas de DVDs. Em 2006, foram comercializados cerca de 8 milhões de DVDs, com crescimento em torno de 7% em relação a 2005. A previsão inicial era de vendas em torno de 11,5 milhões de aparelhos. “Os DVDs importados avançaram fortemente no mercado brasileiro, principalmente os provenientes de países asiáticos, reduzindo a participação dos fabricantes locais”, afirma Saab. Em função disso, as vendas da linha de imagem e som, cuja estimativa inicial era de um crescimento de 24,5%, tiveram desempenho 9,59% superior ao de 2005.
As vendas de televisores das empresas associadas à Eletros somaram 10,85 milhões de unidades, com um incremento em torno de 13% em relação a 2005. Desse total, 10,5 milhões são televisores convencionais (cinescópio) e 350 mil aparelhos de plasma e LCD. Em relação a essas duas novas tecnologias, as vendas foram praticamente equivalentes, com os aparelhos de plasma respondendo por 51%, e os de LCD por 49% das 350 mil unidades comercializadas.
Já o desempenho da linha de portáteis ficou próximo ao das previsões do setor. O crescimento médio foi de 3,12% em relação a 2005, ou seja, 1% acima do projetado. O maior crescimento foi dos aspiradores de pó, cujas vendas situaram-se 17,36% acima de 2005, e cafeteiras com filtro, com vendas 20,35% maiores.