Siebel Systems lança ferramenta para medir ROI em CRM

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A Siebel Systems desenvolve, em parceria com a Bridge Strategy Group, o ROI Analyzer, uma metodologia que permite aos clientes saber quais são os potenciais benefícios da implementação do CRM, que podem ser utilizados como indicadores para mensurar o sucesso do projeto em cada etapa. O processo para a análise é dividido em quatro etapas. Na primeira, são levantados todos os dados referentes aos processos e departamentos da empresa que serão atingidos pelo CRM. “Neste momento, a Siebel e o cliente definem alguns indicadores, que pode ser o prazo médio para o ciclo de vendas e também os objetivos e metas que serão superadas através da implementação do software”, explica Nicolas Brunswig, presidente da Siebel Systems para a América Latina.

A segunda etapa da metodologia consiste em lançar todos os dados coletados em uma planilha, desenhada e com padrões específicos. Logo após a inclusão das informações, ela fornece automaticamente todos os resultados que serão obtidos com a implantação do CRM. “Nessa etapa, o cliente já sabe quais serão os benefícios do projeto”, completa Brunswig. A terceira fase da análise é a elaboração de um estudo de TCO – Custo Total de Propriedade. Neste estudo, é medido o valor da solução durante todo o ciclo de vida no cliente. “Nesse processo estão incluídos os gastos de implantação, que já prevê futuros investimentos com novas migrações e melhorias no sistema”, observa o executivo.

E por fim, ocorre a consolidação dos dois estudos realizados. É emitido um relatório que mostra aos clientes os custos totais do projeto, bem como previsão de investimentos futuros. Além disso, antecipa quais serão os benefícios, tanto financeiros, quanto em processos de sistemas de atendimento. “Desta forma, o CIO passa a ter argumentos concretos para justificar um grande investimento em TI, pois o CEO já sabe tudo o que pode conseguir com a ferramenta”, completa.