Siemens premia inovações tecnológicas

0
17


Em comemoração aos 100 anos de Brasil, a Siemens lança a primeira edição do Prêmio Werner von Siemens de Inovação Tecnológica. A iniciativa é voltada para estudantes e pesquisadores das áreas relacionadas aos segmentos de penetração da companhia: telecomunicações; tecnologia da informação; automação e controle; geração, transmissão e distribuição de energia; soluções eletromédicas; transporte metro-ferroviário; Iluminação e técnica automotiva. As inscrições estão abertas e serão encerradas no dia 12 de setembro. O formulário de inscrição pode ser acessado no endereço www.siemens.com.br/tecnologiaeinovacao. O prazo para entrega dos trabalhos concluídos é até às 18 horas do dia 23 de setembro.

O objetivo da empresa é patrocinar uma ação de incentivo ao aprimoramento tecnológico dentro do setor eletroeletrônico, por meio do reconhecimento de trabalhos desenvolvidos por brasileiros. A premiação é dividida nas categorias Estudante (Novas Idéias) e Pesquisador (Ciência & Tecnologia). A Siemens também avaliará o potencial de benefícios que os projetos inscritos poderão gerar para a sociedade. Por esse motivo, todos os participantes concorrerão também como projetos de Inclusão ou Contribuição Social.

Para a categoria Estudante (Novas Idéias) serão aceitos trabalhos desenvolvidos em fase de projeto por estudantes dos níveis técnico, superior e graduação em tecnologia. Os estudantes interessados devem estar devidamente matriculados e cursando no ano letivo de 2005. No caso da categoria Pesquisador (Ciência & Tecnologia) serão aceitas monografias, artigos científicos inéditos ou já publicados a partir de 2003 oriundos de dissertação, tese ou pesquisa já concluída; texto de patentes elaborados por pesquisadores vinculados às instituições de ensino ou pesquisa brasileiras.

Para todas as categorias, a seleção e a escolha dos trabalhos serão feitas por uma comissão julgadora composta por sete membros: cinco especialistas do mercado e dois profissionais da Siemens com conhecimento técnico-científico nas áreas da premiação. Os projetos apresentados devem, obrigatoriamente, apresentar uma inovação tecnológica. Os critérios de julgamento incluem grau de intensidade da inovação proposta, aplicabilidade na atividade econômica ou social, benefícios e contribuição para o desenvolvimento tecnológico do País.

Segundo Wagner Lotito, gerente de comunicação corporativa da Siemens do Brasil, este prêmio é uma oportunidade para a empresa estar mais próxima das idéias que surgem no meio acadêmico, além de reconhecer talentos que podem contribuir e melhorar a vida das pessoas. “Com este prêmio queremos fazer uma contribuição efetiva para o progresso da ciência e tecnologia no Brasil”, comenta Lotito.