Sistema unifica processos administrativos

0
13

O Simatic IT, uma solução de MES (sistemas para execução da manufatura) que integra Tecnologia da Informação, automação e gerenciamento da produção, lançado pela Siemnes, promete garantir o melhor retorno na área financeira. Composta pelos aplicativos Historian, Production Suite, Unilab e Interspec; a família Simatic IT permite, entre outras funções, a coleta de dados da produção, em tempo real e a integração das mesmas com os sistemas de gerenciamento empresarial das indústrias.
Com a solução é possível unificar as informações do processo produtivo e ajustá-las automaticamente ao sistema administrativo e de compras. “Quando um determinado insumo está esgotando na linha de produção, por exemplo, o sistema avisa aos setores responsáveis pela reposição. Outra vantagem é a emissão de relatórios unificados que possibilitam a visualização simplificada dos níveis de produtividade”, explica Tarcisio Romero de Oliveira, engenheiro de produto da Siemens.
A família Simatic IT executa funções como coleta de dados de diferentes fontes e gerenciamento de toda a informação de uma indústria; rastreamento e envio de ordens de produção; alocação de pessoal, de recursos e de manutenção da fábrica conforme a necessidade de cada processo industrial; gerenciamento de informações laboratoriais de amostras da produção; gerenciamento do ciclo de vida de um produto para
controle das especificações necessárias desde a geração de ordem de produção de um certo item até a apresentação do mesmo ao mercado. “Esta última função é extremamente útil nas indústrias de bens de consumo e fornecimento variado de materiais como autopeças, por exemplo”, diz Romero.
A família Simatic IT foi escolhida para integrar a linha de produção com o sistema de gestão empresarial (ERP) de grandes indústrias do mundo como Unilever (Gerenciamento de Laboratório e de Ciclo de Vida de Produtos implementado), Danone, Degussa, entre outras. No Brasil, a Renault (Controle de toda a produção), Fiat, Pirelli, Termoelétrica Ibirité também utilizam a solução.