Sobe a confiança do consumidor brasileiro

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O Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos, elaborado pela Ipsos Public Affairs para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), revela que a confiança do consumidor brasileiro registrou aumento de um ponto, passando de 126 em agosto para 127 pontos em setembro deste ano. O índice, considerado otimista, é inferior ao medido há um ano, quando estava em 138 pontos.


A região Sul obteve destaque na pesquisa, deixando a área de pessimismo com 97 pontos em agosto para 111 pontos em setembro. Enquanto o INC estiver abaixo de 100 pontos será considerado pessimista. Em seguida temos a região Norte/Centro-Oeste, que registrou alta de 11 pontos, passando de 119 em agosto para 130 em setembro. As demais regiões registraram ligeira queda. Na região Nordeste o INC caiu de 125 pontos para 121 e na região Sudeste, de 138 para 135 pontos em relação a agosto deste ano.


Para o presidente da ACSP, Alencar Burti, a desaceleração da massa salarial auxiliou a instabilidade financeira dos brasileiros, mas não prejudicou a compra de bens como os eletrodomésticos. “O crescimento do INC na região Sul ocorreu por conta das chuvas em setembro, que favoreceram os agronegócios. A extensão dos prazos de pagamento e a facilidade para a aquisição de eletrodomésticos refletiram a estabilidade do INC”, analisa.


O INC também mostra boa situação para o mercado de eletrodomésticos, onde 47% dos entrevistados disseram ser mais favoráveis a estas aquisições, contra 26% que responderam ser menos favoráveis. Em relação às compras de imóveis e automóveis, a situação inverte-se, apontando 35% de respostas menos favoráveis contra 33% mais favoráveis.


O Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos mostra ainda que 41% dos consumidores de todo o País acreditam que a situação financeira pessoal está ruim, contra 34% que estimam o contrário.