Sobe a confiança do consumidor

0
0



O Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos de setembro registrou 135 pontos na média de todas as regiões, contra 129 em agosto (2009), e 140 pontos em setembro de 2008. O presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti, disse que essa melhora no índice mostra que a recuperação da economia deverá se manter até o final do ano, já que a confiança é fundamental na atividade empresarial e o desemprego deve continuar caindo gradativamente.

 

Contudo, Burti salientou que a euforia não pode deixar o consumidor descontrolar o orçamento doméstico na malha dos juros. “O importante é que o consumidor não se esqueça que o descontrole financeiro foi a principal causa da crise econômica e que o controle financeiro começa na boa administração do orçamento familiar”, comenta.

 

A região norte-centro oeste passou para a liderança do índice, mais do que a média do Brasil: subiu de 137 pontos em agosto para 153 em setembro. A nordeste se recupera crescendo 11 pontos, para 121 pontos em setembro, contra 109 em agosto. A região sul apresentou ligeira queda de 138 (agosto) para 136 em setembro passado. A sudeste permanece com 137 pontos em setembro contra 136 em agosto. A classe C continua a mais otimista com 147 pontos em setembro, contra 126  da classe D/E  e 121 pontos da classe A/B.

 

Também aumentou a confiança do consumidor no futuro da economia da sua região em setembro: subindo para 44% (contra 41% em agosto) os acham que vai ficar mais forte, e os que acham que vai ficar mais fraca permaneceu em apenas 13%. Enquanto isso o consumidor acredita que a sua situação financeira pessoal tende a melhorar subiu de 55% dos entrevistados em agosto, para 57% em setembro. Apenas 11%  continuam acreditando que ficará pior.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMSBS Tridea adquire FJH
Próximo artigoServiços móveis