Sobe satisfação dos passageiros com aeroportos

O índice de satisfação geral dos passageiros com os principais aeroportos do país bateu o recorde no primeiro trimestre de 2017. A nota de 4,34, na Pesquisa Permanente de Satisfação dos Passageiros, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MT), foi a maior da série histórica do levantamento iniciado em 2013. No primeiro trimestre deste ano, 13,8 mil passageiros foram ouvidos nos 15 aeroportos que movimentam 80% das pessoas que viajam de avião no país.
A pesquisa revela um setor em alta: dos 15 terminais avaliados, 14 tiveram nota acima de 4, a média estipulada pela Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias), numa escala que vai de um a cinco. Além disso, 91% dos passageiros entrevistados fizeram avaliações positivas sobre os aeroportos brasileiros: 47% os consideram bons e 44% muito bons.
Para o ministro Maurício Quintella, os números gerais do levantamento representam uma grande vitória para a aviação nacional. “Pela primeira vez na história da pesquisa, 14 dos 15 aeroportos avaliados tiveram nota acima de 4, a média estipulada pelo governo. Isso mostra claramente que estamos no caminho certo para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população”, afirma.
De modo geral, os passageiros estão satisfeitos com os serviços oferecidos. Segundo a pesquisa, 76% dos 38 itens avaliados ficaram acima da média. Destacam-se o tempo de fila no raio X (4,5), a cordialidade dos funcionários da inspeção (4,48) e a disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,46). Os órgãos públicos e as companhias aéreas também agradam. Nota 4,61 para o tempo de fila da aduana, 4,26 para a integridade da bagagem e 4,16 para a velocidade da restituição de bagagem (4,16).
Com nota 4,73, o aeroporto de Curitiba (PR) foi o que tirou a maior média trimestral. Já o aeroporto de Cuiabá (MT) foi o que teve a maior evolução da satisfação geral. O desempenho foi de 23% em comparação com o primeiro trimestre de 2016. Na avaliação mensal da pesquisa, Viracopos, de Campinas (SP), bateu a meta com a maior nota da história: 4,96 no mês de março.
Apesar dos avanços, alguns indicadores acenderam o alerta sobre a necessidade de mais investimentos e melhorias. Quando se trata de itens relacionados a “facilidades aos passageiros”, os números deixam a desejar. Os indicativos sobre custo-benefício das lanchonetes e restaurantes, dos produtos comerciais e do estacionamento foram os que receberam as maiores críticas: notas 2,89, 3,03 e 3,10, respectivamente. A qualidade da internet/wi fi (3,52) e a disponibilidade de tomadas (3,93) também tiveram um desempenho abaixo do esperado.
ESTUDO
A pesquisa foi realizada pela Praxian Consultoria por encomenda do MT. Desde que foi lançada, em janeiro de 2013, o levantamento já ouviu mais de 253 mil pessoas nos 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de passageiros no país. Numa escala de 1 a 5, os usuários classificam o desempenho das operações em 37 indicadores, além do item final sobre a sua satisfação geral com o aeroporto. Neste último trimestre, foram entrevistadas 13.807 pessoas, das quais 8.749 eram passageiros de voos domésticos e 5.058 de internacionais. Ao todo são 37 indicadores, além do item final sobre a sua satisfação geral com o aeroporto.

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