Sobe volume de cheques devolvidos em janeiro



Dados nacionais da Equifax, empresa fornecedora de soluções para gestão de negócios, indicam que no mês de janeiro foi registrado um volume de 2.440.185 cheques devolvidos, tendo como conseqüência um aumento de 6,01% em relação a dezembro de 2007. O índice foi 14,29% inferior quando comparado ao mesmo período de 2007.


“O crescimento do volume de cheques sem fundos deve-se principalmente a fatores sazonais, já que o mês de janeiro concentra um grande volume de despesas extras para as famílias, como o pagamento do IPVA, IPTU, matrículas, materiais e uniformes escolares, além de gastos extras nas férias e pagamentos de despesas realizadas no final do ano” destaca Alcides Leite, coordenador do Centro de Conhecimento Equifax. O especialista ressalta que nas empresas pagamentos do 13º salário e férias dos funcionários em dezembro comprometeram consideravelmente o fluxo de caixa no início do ano. Porém, fatores como o crescimento econômico, o aumento da empregabilidade e a extensão dos prazos de financiamento influenciaram para que os índices inadimplência em janeiro de 2008 fossem bastante inferiores aos registrados no mesmo mês do ano passado.


Em janeiro o volume de inadimplência foi maior entre pessoas jurídicas, tendo como conseqüência um crescimento de 40,40% em relação ao mês de dezembro. Entre pessoas físicas, o aumento frente a dezembro foi de apenas 2,84%. Mais uma vez, as altas despesas realizadas pelas empresas no final do ano justificam este significativo aumento do volume de títulos protestados.


Quanto ao número de títulos protestados os dados da Equifax mostram que em janeiro houve um crescimento de 28,54% quando comparado a dezembro, além de uma queda de 0,92% em relação a janeiro de 2007. Em janeiro apresentou 781.850 protestos contra 608.245 registrados em dezembro e 789.109 em janeiro de 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima