SofHar implanta sistema de e-compras na prefeitura de Curitiba

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A Prefeitura de Curitiba implanta sistema de compras pela internet, desenvolvido pela empresa paranaense SofHar, em parceria com o Instituto Curitiba de Informática. O e-Compras Curitiba, como foi batizado o sistema, funciona através de um pregão eletrônico, no qual qualquer fornecedor pode se cadastrar pela internet. Inicialmente ele será utilizado para a aquisição de materiais de escritório, didáticos, higiene, limpeza e peças e acessórios de veículos. Depois, outros produtos serão acrescentados à lista até que a relação chegue ao total dos bens adquiridos. As compras envolvem produtos com preços de valor até R$ 8 mil.

Os fornecedores cadastrados no sistema são avisados por e-mail de um processo de compra e, em resposta, enviam lances de preço, de forma on-line. Ao final do prazo o sistema anuncia a empresa vencedora. Os lances apresentados são informados constantemente, durante o pregão, sem que a identidade do participante seja revelada. Os lances de preços são dados em um período de tempo determinado (hora de início e hora de término de lances), que será informado no e-mail citado, junto a data em que ocorrerá.

A previsão da equipe responsável pelo projeto é que essa modalidade de compras traga economia de 20% nas aquisições de bens e serviços. Uma das vantagens diretas do sistema é que ele reduz a burocracia e o tempo necessário para se efetivar uma compra. Assim, é possível também reduzir estoques já que as compras podem ser feitas mais rapidamente. Um dos principais orçamentos municipais do país, a cidade de Curitiba tem se destacado pelo empenho em modernizar a administração com o uso da informática. Esta recente iniciativa utiliza o software Smartbuy, da SofHar, que recebeu adaptações específicas para atender o setor público.