Software em forma de serviço, uma nova tendência

0
9


Hoje quero abordar neste texto uma tendência na área de TI que serve, além das grandes companhias, para as pequenas e médias empresas (PMEs) que procuram ter tecnologia de ponta, mas ainda não as alcançaram. Isso porque enfrentam ainda uma série de barreiras, entre elas, o grande número de fornecedores para gerenciar, escasso investimento para compra de software, contratação de suporte técnico, atualização e manutenção do software e hardware; e a falta de garantia na segurança das informações são alguns deles.

Software as a Service (SaaS) é a nova tendência no mercado de TI. Isso não sou eu quem digo, apenas faço parte do coro que afirma isso. “No futuro, software será totalmente serviço” é a frase de Genesini, da Oracle, com o apoio de Steve Ballmer, CEO da Microsoft, “Software está se tornando um serviço”. No caso do Brasil, acredito que essa tendência está prestes a começar e pode facilitar o trabalho em muitas PMEs, senão em todas.

Vale a pena explicar o que é o SaaS. Trata-se de uma tendência que aponta como as empresas utilizarão o software em forma de serviço, ou seja, as empresas não comprarão mais a infra-estrutura em hardware e o software para ter uma área de TI e sim pagarão um valor para tê-lo como um serviço. Por exemplo, como o sistema de água e luz oferecido hoje em dia a população.

Atualmente, algumas grandes empresas já estão adotando esse sistema e estão obtendo bons resultados. Para as PMEs, as vantagens com isso serão imensas e extinguirão os problemas atuais que elas têm com a área de TI e poderão certamente focar-se mais e melhor no core business da empresa. Vale outra dica que quanto mais essa tendência tornar-se realidade mais fornecedores competentes e preços menores serão oferecidos para esse tipo de serviço.

Para finalizar, veja o que disse o diretor de marketing da Microsoft Brasil, Luiz Marcelo Moncau, “As pequenas e médias empresas são mais propensas a adotar o software como serviço, que não exige esforço para customização”. Enfim, fique atento a essa tendência que deve revolucionar o mercado de TI e pode melhorar a gestão da sua empresa.

Marcos Abellón, diretor geral da W5 Solutions.