O canal para quem respira cliente.

Solução web ou ERP?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Ricardo Paulauskas
Atualmente, a tecnologia tem sido o grande diferencial competitivo, principalmente quando aplicada em prol do core business das empresas. O objetivo, sem dúvida, é alavancar as várias áreas de negócios das grandes organizações. Nesse cenário de disputa acirrada, os investimentos em aplicativos de gestão têm sido cada vez maiores, com adaptação e implementação nos mais diversos segmentos econômicos, em que a busca à otimização de processos e qualidade da informação é essencial para os tomadores de decisão.
A folha de pagamento nunca foi e nunca será foco desses investimentos, porém sempre vai estar no ápice da atenção, por ser o ponto crítico das companhias. Se ela não ocorrer no prazo e for corretamente calculada, pode gerar insatisfação dos empregados, retrabalho e gastos desnecessários. Nesse aspecto é que o modelo de gestão oferecido via internet, com múltiplos usuários acessando um único sistema, diferencia-se dos modelos de negócios dos grandes fornecedores de ERP’s do mercado, em que a solução de software instalada é customizada para uso específico de uma determinada empresa.
Enquanto eles propõem um elevado grau de investimento, nem sempre disponíveis aos orçamentos da maioria dos gestores de RH, e atenção, devido ao tempo gasto com treinamentos, a solução web faz exatamente o caminho inverso, ou seja, muda o foco do gestor para o outsourcing.
Segundo pesquisa da PriceWaterhouseCoopers, esse processo não só possibilita uma significativa redução de custos na operação, como proporciona ganhos de produtividade de até 50%. Além disso, nenhum investimento inicial em infra-estrutura é necessário, como por exemplo servidores, banco de dados, segurança, licenças com aplicativos e consultorias, e os riscos operacionais diminuem, já que não geram custos de desenvolvimento e implantação a cada mudança na legislação brasileira, prática corriqueira em nosso país.
Muitas das grandes e médias organizações no Brasil já se deram conta de que não basta adquirir um potente sistema de gestão para resolver os problemas de qualidade da informação no RH. A prática que tem sido adotada é exatamente essa de acessar um sistema on-line especializado, que permite processar a folha de forma moderna, descentralizada e com total interação dos empregados e gestores, tornando o papel do administrador de pessoal totalmente voltado à qualidade da informação e não às tarefas operacionais do departamento.
Aos empresários que já possuem um sistema de gerenciamento fechado e que querem implantar o sistema web, a tecnologia mais uma vez surge como facilitadora, unindo ambas soluções de forma transparente, utilizando-se de uma camada de integração disponível nos ERP´S e nas aplicações via Internet.
A solução para uso simultâneo de diversos usuários está sendo alvo de muitas análises, tanto de empresas interessadas em implantá-la, como da concorrência que tenta emulá-lo. Mas só quem possui grande escala e especialização consegue propor e garantir ganhos reais com esse tipo de operação. São as melhores práticas incorporadas ao produto oferecido que garantem economia de tempo, padronização dos processos e redução de custos, e que impactam diretamente na qualidade da informação, principal riqueza competitiva de uma organização.
Ricardo Paulauskas, diretor de vendas da ADP Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima