Soluções da Totvs modificam varejista

0
22
Há três anos A Maré Mansa implantou um software de gestão da Totvs e esse se tornou a sua aposta para continuar crescendo no concorrido mercado varejista brasileiro. O primeiro passo já foi dado, foi instalado o sistema de gestão integrada da companhia (ERP) e, com ele, automatizou os processos nas 80 lojas da rede – distribuídas em 38 municípios de três estados da região Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. 
O investimento em tecnologia coincidiu com a reestruturação do organograma da empresa. Tanto que a atual diretora de TI da varejista, Tayane Dantas, deixou o cargo de diretora administrativa para ser responsável pelo “Projeto Totvs”. O software de gestão foi customizado para atender, com segurança, as operações e processos específicos da empresa. “Foi um processo complexo, longo e trabalhoso, mas valeu à pena, pois o ERP da Totvs é um sistema robusto. Além disso, customizamos a ferramenta para que ela ficasse o mais prático e automático possível, atendendo, assim, a nossa equipe”, revela ela.
Segundo Wladimir Freitas, CEO da Totvs Rio Grande do Norte, existia uma grande complexidade nas operações fiscais devido à movimentação de mercadoria entre as lojas, o Centro de Distribuição (CD) e o cliente. “O processo foi resolvido com uma rotina automática que gera e equaliza mais de 25 mil notas fiscais por mês, sem intervenção humana. O sistema permitiu a eliminação de um grande entrave para o crescimento da empresa, o que nos ajudou na redefinição estratégica da A Maré Mansa”.
Outro grande desafio era qualificar o recurso humano da companhia. São 1.300 funcionários e colaboradores de diferentes níveis de escolaridade distribuídos em todas as suas lojas. “Alguns dos nossos colaboradores sequer tem o hábito de abrir e-mails e o sistema requer conhecimento em informática, por isso, estamos investindo em treinamentos”, avalia Tayane. Por outro lado, ela comenta que o conselho administrativo reconhece a importância da Totvs para os negócios da rede e comparam a parceria a um casamento. “Costumo dizer que A Maré Mansa fez um casamento com a Totvs. O sistema passou a ser o nosso grande aliado. Temos ciência da qualidade do ERP da companhia e certeza de que o sistema irá nos atender por muitos anos.”
O terceiro passo no processo de implementação do sistema foi superar a falta de infraestrutura de internet observada no interior do Nordeste, onde estão concentradas 90% das lojas da rede. Uma vez que, sem internet de qualidade, o sistema perde performance. “Visando driblar esse desafio, estamos tentando encontrar parceiros que invistam em tecnologia nestas regiões para que o nosso sistema possa funcionar com mais velocidade”, comenta Freitas.
E-commerce
Hoje, a complexidade da implementação de um sistema de gestão integrado já é parte do passado. Para 2016, a diretoria de TI da varejista já começou a desenhar o quarto passo da mudança tecnológica na empresa de 43 anos: o comércio virtual. “O e-commerce é uma possibilidade real e estamos discutindo os detalhes. Os processos vitais da empresa já foram estruturados e, agora, poderemos adotar novas tecnologias da Totvs para encantar o nosso cliente e ajudar nos nossos planos de expansão”, informa Freitas.