Deste ontem (21/08), a marca Sondaimarés deixou de existir no mercado brasileiro de Tecnologia da Informação. A empresa de integração e serviços de TI passa a se chamar Sonda. A mudança de nome é decorrente da compra de 100% da empresa no final de 2005 pelo grupo Sonda, que até então detinha 67% das ações da unidade brasileira.
Segundo Andrés Navarro, fundador e presidente da Sonda – que tem sede no Chile e presença em nove países da região -, “a mudança da marca tem como principais objetivos firmar a identidade da empresa na América Latina, alinhar as ofertas da companhia em toda a região, levar a competência da subsidiária brasileira para outros países e, em contrapartida, trazer mais conhecimento de outros mercados para o Brasil”.
Para Mário Navarro, presidente da Sonda no Brasil, “a nova marca será uma ferramenta para expandir o portfólio de produtos e serviços no país, passando a atuar em todos os segmentos do mercado: integração de sistemas, aplicativos de negócio, outsourcing, gerenciamento e suporte de TI, além segurança, varejo e governo”. A grande aposta da Sonda para essa nova fase será o aprimoramento do serviço de outsourcing integral, já muito utilizado nos outros países da América Latina em que o grupo tem operações.
E é apostando no crescimento da Sonda, que tem entre seus acionistas minoritários a Intel Capital e a IFC, subsidiária do Banco Mundial, que a empresa também se prepara para abrir até 25% de seu capital na Bolsa de Valores do Chile no último trimestre do ano. Os fundos levantados serão investidos no plano de desenvolvimento da companhia, que pretende aumentar a base de clientes e realizar novas aquisições em outros países.