SPSS inaugura laboratório de data mining

0
2

A subsidiária brasileira da SPSS, empresa de software estatístico e de data mining inaugura, em São Paulo, seu laboratório de Data Mining e Estatística para prestação de serviços. A inauguração exigiu investimentos da ordem de R$ 400 mil em servidores e plataformas avançadas de estatística, análise e modelagem de dados, além dos custos de projeto.

De acordo com Ricardo Ventura, presidente da SPSS, a iniciativa faz parte da estratégia de fomentar o uso destas tecnologias em políticas de CRM analítico (aCRM), resolvendo um dos principais gargalos deste tipo de projeto de TI, que é o longo tempo de estudos e preparação exigidos em sua formulação. Ainda segundo o executivo, o laboratório será útil para empresas interessadas em simulações de modelagem de dados, a partir de amostragens reais de suas bases de dados, ou para usuários de data mining em busca de avaliações e ajustes em suas soluções já operativas.

o laboratório dispõe de cinco analistas, com experiência em áreas de negócios como setor financeiro, telecomunicações, utilities, governo e varejo, entre outras. Dentro de sua política de disseminação da cultura de data mining no Brasil, a SPSS também doou para a Fundação Getúlio Vargas, com quem tem acordo de parceria, uma plataforma completa – avaliada em R$ 250 mil – através da qual são ministradas aulas de data mining aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da faculdade.