Submarino aposta em automação

0
2


O Submarino, empresa do varejo on-line, adquire da Mostoles do Brasil uma solução para separação de pedidos. O sistema automatiza a consolidação dos itens de cada pedido, a fim de agilizar o processo de entrega das encomendas e aumentar a eficiência operacional. A implantação da solução, no qual foram investidos R$ 4 milhões, acontecerá no novo Centro de Distribuição que o Submarino inaugurou em Osasco, com início de operação do equipamento previsto para outubro deste ano.

“Nossa meta é aumentar a velocidade de separação, ao mesmo tempo, que melhoramos a produtividade e garantimos o padrão de qualidade no atendimento aos clientes”, explica Armando Marchesan Neto, diretor de Operações e Logística do Submarino. A expectativa é de que, com o uso deste sistema, a empresa possa ampliar a capacidade de atendimento de modo a processar o volume de pedidos até o Natal de 2007. O projeto foi concebido para atender de forma automatizada mais de 80% dos 700 mil itens comercializados pelo Submarino.

“O perfil da venda on-line exige que a empresa seja ágil e eficiente, uma vez que lida com uma grande quantidade de pedidos e de clientes. São estas as preocupações do Submarino, tendo sempre em vista o compromisso que a empresa tem de fazer a maior parte das entregas em até 24 horas”, explica Nelson Castello Branco, gerente de marketing da Mostoles do Brasil.

O projeto desenvolvido pela Mostoles baseou-se nas atuais necessidades do Submarino e nas perspectivas de crescimento para os próximos três anos. Com o novo processo, todos os itens que compõem os diversos pedidos serão separados em lotes. Ou seja, ao invés de ir várias vezes a uma mesma posição de estoque, a equipe de separação vai apenas uma única vez e retira toda a quantidade necessária para um conjunto de pedidos. Em seguida, serão colocados em um conjunto de sistemas transportadores (esteiras), no qual uma máquina classificadora de alta velocidade agrupa automaticamente os produtos diferentes de um mesmo pedido. Após consolidado, o pedido é encaminhado para a área de empacotamento e enviado aos parceiros de entrega.