SucesuSP ministra BI Colaborativo e Integração de Dados

0
2

A Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de São Paulo (Sucesusp) realizará no dia 15 de abril, a palestra sobre banco de dados – BI Colaborativo e Integração de Dados -, fatores críticos para a gestão de desempenho coorporativo.

O evento avalia que, diante do cenário econômico atual, apenas uma boa estratégia não assegura o sucesso dos negócios. De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Fortune, menos que 10% das estratégias corporativas definidas foram bem sucedidas. Outro estudo também conduzido pela Fortune junto aos CEOs sobre as causas do fracasso das estratégias demonstrou que em 70% dos casos, as falhas ocorreram não em sua elaboração, mas sim, na execução.

Geralmente, indicadores financeiros isolados são insuficientes para a visão estratégica e gestão eficaz do desempenho dos negócios. Assim, a inclusão de outros tipos de indicadores desde rentabilidade e riscos até clientes, processos e as prioridades que irão suportar o ambiente de mudança, inovação e crescimento organizacional torna-se fundamental para obter uma visão mais abrangente das operações e avaliar como as distintas unidades de negócios criam valor para os clientes e acionistas, sem desviar totalmente de uma perspectiva de desempenho financeiro.

A definição clara dos objetivos operacionais, responsáveis, indicadores chave de desempenho (KPIs) e análises da relação de causa e efeito são fatores críticos de sucesso para o alinhamento, visibilidade e controle das operações. Os requerimentos por modelos de gestão que permitam obter uma visão mais abrangente e estratégica, além de melhores controles dos negócios, implicam em estabelecer objetivos e monitorá-los a partir de perspectivas diferentes para um melhor acompanhamento e execução.

Trata-se de uma abordagem em que a estratégia passa a ser o propulsor dos processos, devendo-se modelar a sua gestão a partir de uma clara articulação e comunicação das estratégias, objetivos e metas, desde a definição de sua estrutura lógica até o alinhamento da organização ao redor de objetivos comuns.

Muito mais que métricas e painéis de controle, trata-se de um processo multidisciplinar que permite melhorar o desempenho de uma organização por meio de um ambiente colaborativo de gestão e decisão entre as diversas unidades de negócios. Nesta apresentação serão discutidos as tendências e casos reais de Enterprise Performance Management (Gestão de Desempenho Corporativo).

Informações pelo telefone (11) 3078-2144 ramal 227 ou 214.
Horário: das 19h30 às 21h.
Custo: gratuito para associados. Para não-sócios R$ 20,00.
Local: Rua Tabapuã, 627 – Itaim Bibi – São Paulo.