Sun Microsystems e Intel anunciam parceria

0
1


A Sun Microsystems e a Intel Corporation anunciaram aliança estratégica que garante suporte Intel para o sistema operacional Solaris e comprometimento da Sun em desenvolver uma linha de produtos corporativos, servidores e worksations baseados nos processadores Intel Xeon. A parceria inclui os softwares Solaris, Java e Netbeans, os microprocessadores Xeon, assim como outras tecnologias das duas empresas. O acordo ainda prevê desenvolvimento conjunto, design e esforços de marketing.

Como parte do anúncio a Intel adotará o Solaris como principal tendência de sistema operacional Unix para servidores corporativos de missão crítica. A companhia também passa a endossar Java e Netbeans e oferecerá suporte para Open Solaris e comunidades Java.

Depois de analisar as plataformas disponíveis no mercado, a Sun decidiu complementar a oferta com a plataforma baseada em arquitetura Intel, otimizada para Solaris ainda no primeiro semestre deste ano. A empresa acredita que o modelo Intel de alternar micro-arquitetura com novas tecnologias em uma base anual, oferecerá um importante avanço para os clientes. Os planos da Sun são de oferecer uma família de servidores Intel completa baseada em um, dois ou multi-processadores, além de estações de trabalho com suporte Solaris, Windows e Linux.

Como parte do acordo, a Intel passa a ser um revendedor OEM de Solaris, o que garantirá a distribuição e suporte do sistema operacional para todos os clientes da empresa. As corporações incentivarão ISVs (Independent Software Vendors) a expandir as ofertas para Solaris em ambientes Intel.