O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Supermercados retraem vendas natalinas

As dificuldades da economia em 2016 se refletiram na ceia de Natal do brasileiro. Em dezembro, mês típico de altas vendas, o varejo supermercadista apresentou retração de 7% em unidades vendidas em relação ao mesmo período de 2015, segundo levantamento realizado pela NeoGrid/Nielsen, que reuniu informações de mais de 100 redes de varejos de todo o Brasil.
Segundo Robson Munhoz, diretor de relacionamento do varejo da NeoGrid, essa redução nas vendas tem relação com a economia mais retraída, o que gerou uma confiança menor do varejo e da indústria. Outro ponto importante que ele destaca é o calendário de festas. “Em 2015, o dia 24 foi numa quinta-feira e tivemos um feriado prolongado de quatro dias. Neste ano, o Natal foi mais curto, com apenas um fim de semana, e isso provavelmente afetou as vendas nos supermercados”.   
Produtos tipicamente comercializados nessa época do ano estão entre os que apresentaram queda em relação a 2015. O panetone teve redução de 4,7% nas vendas e as carnes natalinas também seguiram essa tendência: caíram 13%.
Já o frango foi o destaque da mesa dos brasileiros neste Natal. As vendas cresceram 10% frente ao ano anterior e, segundo Munhoz, substituíram as carnes natalinas. “Diante do cenário econômico, os consumidores também buscaram produtos mais baratos para substituir itens tradicionais, explica o diretor”. As bebidas alcoólicas também apresentaram queda nas vendas: 3%. A cerveja teve redução de 3,3% frente a 2015 e o champanhe, 11,7%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima