A Virid Interatividade Digital, especializada no desenvolvimento de plataformas de envio e gestão de e-mail marketing, traz nove dicas para garantir que a mensagem chegue à caixa de entrada do destinatário e não no lixo eletrônico. Para atingir este objetivo, é importante seguir algumas técnicas, visando a aprovação do e-mail no teste antispam dos provedores. A cada “infração” identificada, uma pontuação é atribuída à mensagem que, se atingir cinco pontos, já é considerada spam. Veja as práticas recomendadas:
1. Cuidado com as expressões: evite o uso de palavras suspeitas no Subject e conteúdo da mensagem, como “clique aqui”, “crédito”, “imperdível”, “leia mais”, “especialmente pra você” etc. Em links e src de imagens, evite também o uso das expressões fiscalizadas e também dos termos “email-marketing”, “emkt”, “email”, “emailmkt” e equivalentes.
2. Esqueça a Caixa Alta: não utilize caixa alta no texto do Subject ou no corpo da mensagem.
3. Cores: evite formatar muitos textos em vermelho.
4. Preencha a tag title do documento HTML: muitas ferramentas antispam verificam o conteúdo desta tag e, caso ela esteja vazia ou preenchida com expressões suspeitas, sua mensagem pode receber pontuação como spam.
5. Pontuação: não utilize pontuação em excesso em uma única frase, como “!!!!!!” ou “????”
6. Remetente válido: evite os emails do tipo no-reply.
7. Verifique se o código HTML está de acordo com as recomendações do W3C utilizando o validador disponível no site: algumas aplicações antispam incluem a validação do código em seus testes e podem até atribuir pontuação à mensagem, caso o código não seja válido.
8. Não tente “camuflar” expressões suspeitas: não substitua letras por números ou símbolos, como em cliqu3 ou g*r*a*t*i*s.
9. Equilibre o uso de imagens e código HTML com textos: evite, especialmente, criar um template composto por uma única imagem com link.
Segundo a Virid, estes procedimentos não darão 100% de garantia da entrega da mensagem na caixa de entrada, mas aumentam as chances da mensagem não ser considerada spam.