Tecnologia alavanca reinvenção do RH

0
6


A nova visão organizacional que valoriza os colaboradores como seu maior patrimônio está fazendo com a que o RH passe por um momento de reinvenção. Tradicionalmente voltada para atividades operacionais, à área vem ganhando importância estratégica, assumindo a responsabilidade em desenvolver e manter os talentos da empresa. Para isso, os profissionais de RH estão tendo de quebrar muitos de seus paradigmas. O maior exemplo se refere ao uso da tecnologia. Antes refratários, os gerentes da área vem utilizando cada vez mais a TI para o planejamento e gestão das atividades.

Pesquisa realizada por professores da Universidade Mackenzie com 394 gerentes de RH de empresas privadas no Brasil revelou que a grande maioria considera a TI importante não apenas para produtividade e melhoria da prestação de serviços como também uma ferramenta essencial para atividades de planejamento e gestão. Dos profissionais que responderam ao questionário, 90% afirmaram que a TI melhora os controles gerenciais, permitindo avaliar o desempenho da área; já 83% destacaram que a tecnologia ajuda a traçar alternativas para a tomada de decisão.

O uso da TI no RH vem se tornando importante até mesmo para a inovação. Segundo a pesquisa, 85% dos profissionais afirmaram que a tecnologia ajuda a pesquisar idéias inovadoras. Para 65%, ela ajuda diretamente na criação de novas idéias para a área.

Diante desse novo cenário, cresce a procura por ferramentas que possibilitem, além da automação de tarefas administrativas, o desenvolvimento das atividades de gestão. Exemplo é o da Apdata, que obteve crescimento de 80% em apenas três anos. Seu software de gestão de RH, o Global Antares, já é utilizado por mais de 400 empresas nacionais, com projetos na América Latina.