Tecnologia além das fronteiras



Autor: Francisco Blagevitch

 

Não é coincidência sermos os emergentes da vez. Os fornecedores brasileiros de serviços de Tecnologia da Informação (TI) têm encontrado grandes oportunidades de negócios no mercado internacional para apoiar suas estratégias de expansão. O perfil empreendedor do empresariado nacional e os modelos bem-sucedidos de projetos de terceirização em multinacionais funcionam como cartão de visita para que o nosso trabalho seja reconhecido e levado para fora.

 

Em busca de fornecedores que otimizem seus resultados, o mercado procura parceiros de negócios que reúnam não apenas qualidades técnicas e operacionais, mas que consigam aliar preços competitivos, qualidade e a atuação de um verdadeiro provedor global de serviços. Neste sentido somos considerados uma alternativa atraente à medida que reunimos diversos aspectos favoráveis, como localização geográfica e capital humano qualificado. Tais fatores refletem nossa capacidade de enfrentar com sucesso os desafios tecnológicos impostos pelo irreversível processo de exportação em TI.

 

Diante de um mundo sem fronteiras, a tendência é que os investimentos em tecnologia continuem crescendo em 2010. Os investimentos corporativos, congelados em 2009 em função da crise, apontam agora um período de retomada, propício para o fechamento de novos contratos internacionais. A consolidação das marcas brasileiras no exterior mostra justamente este momento de amadurecimento do País.

 

Outros ingredientes, como excelência e qualidade, ainda contribuem para ampliar e reforçar nossa presença como um verdadeiro pólo de outsourcing. Não é de se espantar que, segundo dados da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), encerramos 2009 com um total de US$ 3 bilhões em exportação de softwares e serviços na área de TI. A estimativa para 2010 se mantém otimista, com US$ 3,5 bilhões em negócios no exterior. Já na América Latina, a consultoria Forrester Research projeta, neste ano, um incremento de 7,7% no faturamento do setor mundial de tecnologia.

 

Se por um lado faltam incentivos governamentais, a exemplo das elevadas cargas tributária e trabalhista, geradoras de entraves na disputa com países como Índia, em outros aspectos esbanjamos em criatividade e inovação. São estas características que garantem credibilidade ao Brasil, colaborando parar projetar profissionais e metodologias no cenário internacional. Afinal, é cada vez mais comum grandes corporações considerarem mais viáveis os fornecedores nacionais para suas operações globais, escolhendo terceirizar suas infraestruturas de TI a partir daqui. O desafio é continuar projetando-se como uma escolha cada vez mais eficiente e competitiva. Felizmente talento nós temos de sobra.

 

Além de apostar em nossa competência, criatividade e no famoso jogo de cintura brasileiro, um dos pilares para elevar continuamente os índices de exportação dos serviços nacionais de TI é a formação de mão-de-obra cada vez mais qualificada. Para tanto, a criação de projetos de capacitação e aprimoramento profissional, tanto na esfera pública como na privada, seriam grandes ferramentas para conquistar ainda mais espaço no cenário globalizado. Só assim, unindo esforços em prol de um objetivo comum, conseguiremos assumir o papel de protagonista desta história, comprovando que quando o assunto é TI o Brasil consegue “fazer bonito” aqui e lá fora.

 

Francisco Ricardo Blagevitch é presidente da Asyst International.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima