Tecnologia contribui na produção da cana-de açucar

0
2

Considerada uma das principais usinas de Pernambuco em produtividade atualmente, a Usina São José, localizada no município de Igarassu (PE), está finalizando um projeto de gestão empresarial integrada para controlar as operações de cultivo de 16.200 hectares de cana-de-açúcar. A empresa pertence ao Grupo Cavalcanti Petribu, que atende a 409 clientes, produzindo diariamente 20 mil sacos de açúcar, 240 mil litros de álcool e mói 350 toneladas de cana-de-açúcar.
Ao implantar o CORPORE RM, desenvolvido pela empresa especializada em software de gestão empresarial, RM Sistemas, a Usina integrou as informações sobre folha de pagamento, contabilidade, faturamento, estoque, compras, contrato, controle financeiro, escrituração, controle fiscal e recursos humanos. “Com a solução podemos reunir várias informações, tendo uma visão única da empresa e facilitando a tomada de decisão em tempo real”, explica Paulo César Pedrosa de Melo, gerente de tecnologia da Usina São José.
O CORPORE RM funciona integrado a outros softwares das áreas agrícola, de manutenção, e automotiva. Durante a safra, a empresa gera, em média, 2,5 mil novos empregos, chegando a um total de 4.185 empregos durante o período de moagem, contribuindo para manter a estabilidade sócio-econômica da região.

O software da RM é composto por módulos que compartilham uma base de dados única e uma ferramenta de Business Intelligence. Esta ferramenta de apoio à tomada de decisões agrega as áreas gerenciais e permite a diretores e gerentes garimpar informações, dando direcionamento estratégico ao negócio. Assim, a empresa pode antecipar-se e prever o mercado antes do concorrente, por meio da flexibilidade no cruzamento de informações e recursos visuais que simplificam a análise.