A ConsultBrasil, empresa mineira especializada em integração de tecnologia da informação e sistemas de gestão financeira, lança plataforma de aplicação analítica desenvolvida para auxiliar a gestão de negócios das operadoras de celulares. A solução Telco Insight traz módulos que realizam análise do tráfego de pós e pré-pagos, da duração das chamadas, dos serviços mais utilizados e faturados, além de identificar perfil de clientes ativos e descredenciados.
A suíte Telco Insight é baseada na tecnologia ETL (Extract, Transform e Reload), de extração, personalização e transformação de dados, com OLAP (Online Analytical Processing ) de acesso e análise de informações. Com isso, o produto permite a implementação de Data Mart, sistema de modelagem de dados voltados para negócios verticais, bem como criar planilhas eletrônicas variadas reunindo informações de banco de dados, arquivos em texto e outras fontes.
A plataforma software conta com dois módulos de análise que ajudam a minimizar o risco de projeto e a definir os produtos finais a serem lançados no mercado. O módulo básico Tráfego de Rede faz análise dos padrões de tráfego das ligações efetuadas e recebidas pelos sistemas pré e pós-pagos, dentro e fora das áreas de cobertura da operadora, bem como da receita gerada pelos serviços. O aplicativo ainda registra a quantidade e duração das chamadas tarifadas, classificação do tráfego por operadoras, plano de serviço e tipo de produto e serviço (pré ou pós-pago) e faturamento diário, mensal, tipo de contrato, por produto e localidade. É indicado para área de marketing, planejamento e engenharia de dados.
O módulo adicional Cliente fornece para área de vendas, marketing, planejamento e finanças, dados e análise do perfil e comportamento dos clientes, além das vendas e faturamento dos serviços oferecidos. O sistema fornece a relação e tráfego dos clientes inadimplentes, histórico de cada usuários, reclamações feitas, faturamento segmentado por canal de distribuição, planos de serviço, operadora, localidade e relatórios de vendas diárias, semanais e mensais. A ferramenta também faz análise e gerenciamento das revendas e da perda de clientes (churn).
De plataforma aberta, a Telco Insight pode ser implementado em qualquer plataforma hardware (Unix ou Windows NT/2000) e suporta outros aplicativos de extração e transformação de dados como ETL Informática, PowerMart, Power Center e Ascential DataStage.