O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Telecheque divulga o perfil do inadimplente


Se render mais facilmente ao impulso das compras, muitas vezes sem ter certeza se terá renda suficiente para pagar, parece ser uma tendência mais forte entre os jovens. Pelo menos é o que mostra a pesquisa “Perfil do Inadimplente” da Telecheque, realizada durante o primeiro semestre de 2006 com 2133 consumidores. De acordo com o levantamento, os jovens com até 20 anos representaram 16% do total dos consumidores com nomes nos cadastros de restrição de crédito. Já no mesmo período do ano passado, essa faixa etária respondeu apenas por 7% do total dos inadimplentes.

Segundo a Telecheque, mesmo não sendo a maioria dos inadimplentes, o fato de consumidores tão jovens já figurarem com um percentual tão alto nesta pesquisa é um reflexo da crescente entrada deles no mercado de concessão de crédito, como também do aumento das contas universitárias. “Os jovens estão cada vez mais encontrando espaço e se tornando um público potencial no mercado financeiro, no entanto, a falta de preparo para o controle dos gastos, principalmente pela pouca maturidade em planejar o orçamento, podem torná-los, logo cedo, consumidores inadimplentes e assim sem acesso ao crédito”, comenta José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque.

Ainda segundo o estudo, dos 2133 consumidores inadimplentes, a maioria são mulheres (51%). O mesmo não ocorreu no primeiro semestre de 2005, quando os campeões de inadimplência foram os homens (53%). Mas o que parece mesmo não mudar para ambos os sexos é o fato gerador da inadimplência nas compras com cheques. O estudo aponta que 37% deles disseram que o descontrole financeiro foi a principal razão que os levou à inadimplência. Em seguida despontou o empréstimo do nome, ou seja, o empréstimo de cheques para terceiros (13%), o atraso salarial (12%) e o desemprego (10%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima