Na segunda-feira (14/7), a Telefônica fechou um acordo com o Procon-SP e o Ministério Público Estadual para abatimento da interrupção do serviço nas contas do consumidor. O compromisso foi firmado na sede do órgão estadual e estipula que todos os clientes que utilizam o Speedy terão desconto proporcional a cinco dias já na próxima fatura (agosto/setembro).
O compromisso acertado diz respeito apenas à compensação dos problemas sofridos pelos consumidores individualmente. Como não é possível saber quais usuários do Speedy foram afetados, o abatimento se estenderá aos cerca de 2,2 milhões de usuários do Estado de São Paulo. Os consumidores atingidos pelo “apagão” de maneira indireta ou que tenham sofrido outro tipo de prejuízo poderão recorrer a um canal de atendimento específico a ser disponibilizado pela empresa. Segundo o acordo, essas reclamações deverão ser apreciadas e respondidas em até 15 dias.
O acordo não suprime a necessidade da Telefônica ter de reparar os danos coletivos decorrentes do “apagão”, o que será ainda discutido pelos representantes dos órgãos de defesa do consumidor. Essa reparação pode incluir o recolhimento de valores a um fundo estadual ou federal.