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Tendências de marketing digital para 2009



A MPP Solutions, empresa de marketing digital, aponta como tendências para 2009 o início real do uso da web por meio do celular e a chegada das redes 3G e de aparelhos de usabilidade intuitiva (fáceis de usar). Como conseqüência, a empresa acredita que ocorrerá uma migração de importantes portais de inúmeros segmentos corporativos para o celular – já que este começa a ganhar importância como canal de relacionamento, serviços e venda ao consumidor.

 

Segundo Marcello Póvoa, sócio diretor da MPP Solutions, começa também a haver um processo de fragmentação na Internet. “Por exemplo, recursos como os Widgets serão mais e melhor aproveitados pois os sites podem ter parte de suas informações e aplicativos veiculados em diversos endereços. Esse fenômeno permite que um site ganhe audiência conquistando usuários mesmo fora de seu endereço original”, explica.

 

Os mecanismos de propagação viral em conteúdos, serviços e ofertas serão mais compreendidos, de acordo com Póvoa. “A utilização e entendimento de ações virais pelas empresas pode ser usada tanto para formação como Brand Equity como para defesa de possíveis ataques de informação disparados pela própria concorrência”, comenta.

 

Simultaneamente, empresas começarão a ampliar as iniciativas junto às redes sociais e aos blogs. “A grande questão será como monitorar e medir a eficácia das estratégias mercadológicas nas redes sociais devido a multiplicação praticamente diária. Porém, acredito que teremos grandes avanços neste sentido por intermédio de algorítimos com capacidade semântica. Grandes empresas como o Google já estão trabalhando nisso”, afirma o sócio diretor da MPP Solutions.

 

O executivo ressalta também que 2009 será um ano onde vigorará o pragmatismo em todos os campos. “As empresas serão mais criteriosas e exigentes nas definições de estratégias de comunicação, inclusive digitais. Mas, certamente, teremos também ganhos expressivos em termos de criatividade e qualidade das campanhas”, reforça.

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