A Cadmus, empresa especializada em outsourcing e no desenvolvimento de soluções sob medida, está iniciando um estudo de mercado para captar quais serão as tendências em portais corporativos para 2006. A empresa, que possui uma divisão voltada para o desenvolvimento de soluções para web – a Cadmus Services – está promovendo uma série de Focus Groups com empresas de grande porte de diversos segmentos e também um estudo quantitativo com o objetivo de analisar quais são as necessidades dessas empresas e como elas vêm utilizando esse tipo de solução.
De acordo com Augusto Camargo, CEO da Cadmus Services, investir em pesquisas para conhecer o mercado é imprescindível para uma empresa oferecer produtos e serviços realmente customizados e competitivos. “Estamos percebendo que o mercado ainda tem diversas dúvidas sobre os conceitos e os benefícios dos portais, mas é um segmento com grande potencial de crescimento em 2006”, afirma Camargo.
O estudo, que está sendo realizado em parceria com a Athen Inteligência Competitiva, deverá reunir até o fim do ano representantes de cerca de 40 empresas em Focus Groups. Entre os temas abordados, estarão como o participante vê o conceito de portal corporativo, qual o uso que cada companhia faz desse tipo de portal, dificuldades encontradas no uso da tecnologia e como utilizá-la para aprimorar a comunicação e o trabalho na empresa. Ainda em novembro será enviado um questionário quantitativo para cerca de três mil profissionais, que levantará, entre outras questões, quantas empresas utilizam portais corporativos com sucesso.
Realizado o levantamento, a empresa lançará uma publicação com as principais tendências encontradas, que será distribuído no departamento comercial da empresa e também para clientes e prospects. “A publicação será usada para nortear o desenvolvimento de novos produtos e também terá indicadores de como abordar o mercado para oferecer soluções sob medida”, explica Emilio Gandolpho, gerente de Marketing da Cadmus.