TI chega com força ao mercado de agribusiness

0
5


A informalidade ou a falta de consistência nos dados são grandes vilões para o processo de gestão e sucesso de vários segmentos. O mercado de agronegócios é um grande exemplo. Teve o crescimento freado durante decadas por conta dessa informalidade e pouco controle das informações. Em um segmento que luta para reduzir cada custo e otimizar a utilização dos insumos diariamente, a Tecnologia da Informação tornou-se fundamental.

Muitas vezes, a informação até existia, mas estava dividida ou era de uso exclusivo de um departamento. Os principais problemas dessa fragmentação da informação são a dificuldade de obtenção de informações consolidadas e a inconsistência de dados redundantes armazenados em mais de um sistema. Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) foram desenvolvidos para solucionar esses problemas ao agregar, em um só sistema integrado, funcionalidades que suportam as atividades dos diversos processos de negócio das empresas.

Mas o mercado de Agribusiness exigia algo mais: a informação geográfica. A crescente competitividade torna cada vez mais crítico o processo de tomada de decisão, o que implica necessariamente na sua sofisticação e refinamento. Neste sentido, é fundamental reunir informações provenientes de múltiplas origens. É com naturalidade que surge a inclusão da informação geográfica neste processo concretizando a tomada de consciência espacial da atividade das organizações.

A Braxis, atenta a isso, desenvolveu um sistema que pudesse integrar o mundo ERP com o mundo GIS (Geographic Information Systems) para sustentar e apoiar a decisão com o objetivo de fornecer funcionalidades para minimizar o risco associado à tomada de decisão. “Acreditamos que as organizações são cada vez mais exigentes, focadas nos seus modelos de negócio e em ambientes cada vez mais dinâmicos e globalizados, fortemente baseados em tecnologias de informação. Por isso, a importância de investimentos no desenvolvimento dessa solução que visa a integração de plataformas heterogêneas com a finalidade de democratizar a informação dentro da empresa”, declara Jenner Marques, diretor comercial da Braxis.

O Braxis GIS é uma solução voltada à integração entre sistemas de GIS e a aplicação SAP, provendo total integração entre os dados operacionais e informações geográficas. É possível ainda visualizar dados geográficos e mapas, diretamente dentro da sua solução R/3 ou ECC 5.0, sem a necessidade da utilização de programas externos.

O Braxis GIS também garante uma integração on-line entre as duas plataformas, permitindo a visualização de dados atualizados instantaneamente nos mapas, a partir dos dados operacionais, proporcionando velocidade nas operações. É possível também disparar processos e transações diretamente a partir de um único clique sobre o mapa, garantindo um ambiente simplificado de operação ao usuário final.