TI Métricas aposta em medição de software

0
13


A TI Métricas, empresa especializada na aplicação de métricas de software voltadas ao desenvolvimento e manutenção de sistemas, está apostando num cenário positivo para o mercado de implementação de processos de medição no Brasil. A empresa pretende aumentar a freqüência de realização dos cursos e treinamentos sobre a metodologia PSM (Practical Software & Systems Measurement – Medição Prática de Software), a fim de disseminar as vantagens da medição padronizada para responder aos desafios atuais nas áreas de sistemas e software.

O PSM é uma metodologia para implementação de medição e análise que provê os dados necessários para avaliação da performance, melhoria do processo e tratamento das questões relativas ao negócio. A metodologia foi criada dentro do Exército norte-americano para ajudar a colocar a medição em prática, dando suporte aos requisitos de performance da área de TI. Além disso, o PSM trata a medição como um processo flexível, não como uma lista pré-definida de gráficos ou relatórios. O processo é adaptado para abordar os objetivos e requisitos de informação específicos ao sistema e ao software, pertinentes a cada programa ou projeto. Outra vantagem é que o PSM é compatível com o CMMI e a norma ISO/IEC 15939. Graças a essa compatibilidade, empresas que buscam qualificação em CMMI também podem se beneficiar significativamente da utilização do PSM.

De acordo com o presidente da TI Métricas, Maurício Aguiar, a empresa está visualizando sinais de amadurecimento do mercado em relação a iniciativas ligadas à qualidade e à medição padronizada, especialmente entre as empresas mais sensíveis às aplicações de TI. Ele conta que a empresa promove, desde 2002, eventos e treinamentos voltados à disseminação dos benefícios da medição padronizada. No Curso Oficial de metodologia PSM, último evento realizado pela companhia, entre os dias 26 e 28 de setembro, em São Paulo, todas 30 as vagas para o treinamento voltado à utilização da metodologia PSM foram preenchidas, levando a TI Métricas a encerrar antecipadamente as inscrições.