Tim se consolida no mercado corporativo



A pesquisa “Panorama da Mobilidade Corporativa no Brasil – Cenário 2007”, desenvolvida pela Associação Brasileira de e-business – entidade pertencente à Federação Brasileira de Desenvolvimento Corporativo (Febracorp) -, delineou o cenário brasileiro referente à utilização de soluções de mobilidade nas empresas. A análise englobou 112 organizações, sendo 63% pertencentes à indústria. Dentre os resultados, foi possível observar a liderança da Tim em transmissão de dados e voz.

 

Em relação à voz, em 2006, a operadora foi utilizada por 28% das empresas, enquanto em 2007, demonstrou crescimento, sendo citada por mais de 34% das entrevistadas. No que se refere à dados, a operadora também lidera o ranking, sendo utilizada por 32% das organizações. Em 2005, a Claro foi líder nestes dois quesitos e passou, no ano seguinte, para a segunda posição em transmissão de voz e a terceira em dados. Em 2007, a operadora empatou com a Vivo em segundo lugar com 27% no mercado de dados, mas conseguiu ultrapassá-la quando o assunto foi transmissão de voz, sendo mencionada por 29% dos entrevistados.

 

A análise também pontuou a representatividade da utilização de soluções de mobilidade nas empresas. Cerca de dois terços das companhias já utilizam algum dispositivo móvel e outras 19% pretendem utilizá-los em breve. Dentre os mais usados, destacaram-se o notebook, celular, smartphone e PDA respectivamente. “A busca pela capacidade de processamento vem levando as empresas a migrarem do celular ao smartphone ou até mesmo ao notebook”, afirma Gasperoni.

 

Entre as áreas que utilizam ferramentas móveis, a força de vendas está em primeiro lugar, com o notebook (34,7%), o smartphone (26,75) e PDA (28,7%). Os dispositivos móveis são a opção de 18% das empresas na hora de receber os pedidos, sendo o telefone ainda a principal ferramenta para a maioria dos entrevistados (19%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima