A TNS, empresa de pesquisas customizadas, lança o TNS Mobile Life 2011, amplo estudo global realizado sobre consumidores de tecnologias móveis. Em seu sexto ano de realização, a pesquisa é resultado de mais de 25 mil horas de entrevistas com 34 mil consumidores, em 43 países. O TNS Mobile Life 2011 oferece uma minuciosa análise sobre a experiência dos consumidores com a mobilidade atual, além de fornecer insights sobre as perspectivas futuras que envolvem as múltiplas faces desse mercado.
Os resultados demonstram que, à medida que funcionalidades “estáticas” como SMS e imagens tornaram-se commodities, o mercado começa a experimentar uma nova fase de expansão, impulsionado pelas redes sociais e novas demandas, como videoconferência, streaming e serviços de compartilhamento. Algumas constatações:
A capacidade de marcas como Apple e Google em fornecer experiências de mídia completas aos consumidores tem sido o fator decisivo na disputa entre as plataformas. O número de usuários que acessam redes sociais pelo celular aumentou de 30% para 46% no mundo, e de 26% para 50% nos mercados emergentes, crescimento muito acima da maioria dos mercados desenvolvidos.
“Os fabricantes desses dispositivos precisam disponibilizar e garantir fácil acesso a essas funcionalidades de entretenimento, particularmente em relação à música, jogos, fotos, vídeos e redes sociais”, afirma. “Ainda sem dimensionar adequadamente esse fenômeno, algumas empresas estão perdendo a oportunidade de trazer novos modelos de smartphones para os mercados que registram altas taxas de crescimento em função dessas especificidades”, afirma o executivo.