TNS lança estudo global sobre consumidor



A TNS, empresa de pesquisas customizadas, lança o TNS Mobile Life 2011, amplo estudo global realizado sobre consumidores de tecnologias móveis. Em seu sexto ano de realização, a pesquisa é resultado de mais de 25 mil horas de entrevistas com 34 mil consumidores, em 43 países. O TNS Mobile Life 2011 oferece uma minuciosa análise sobre a experiência dos consumidores com a mobilidade atual, além de fornecer insights sobre as perspectivas futuras que envolvem as múltiplas faces desse mercado.


Os resultados demonstram que, à medida que funcionalidades “estáticas” como SMS e imagens tornaram-se commodities, o mercado começa a experimentar uma nova fase de expansão, impulsionado pelas redes sociais e novas demandas, como videoconferência, streaming e serviços de compartilhamento. Algumas constatações:


Os consumidores continuam a ditar o crescimento do mercado de tecnologias móveis – videoconferências, vídeos em tempo real e downloads de vídeos são os próximos avanços críticos. A marca do aparelho continua essencial. No entanto, os fabricantes de dispositivos móveis estão ficando para trás, à medida que as marcas provedoras de conteúdos ganham importância no processo de decisão de compra.


A capacidade de marcas como Apple e Google em fornecer experiências de mídia completas aos consumidores tem sido o fator decisivo na disputa entre as plataformas. O número de usuários que acessam redes sociais pelo celular aumentou de 30% para 46% no mundo, e de 26% para 50% nos mercados emergentes, crescimento muito acima da maioria dos mercados desenvolvidos.

 

Apenas 18% dos consumidores do planeta utilizam seus dispositivos móveis para fazer upload de fotos ou vídeos da web. No entanto, 44% demonstram interesse nesta funcionalidade. Os consumidores dos mercados emergentes estão mais propensos a realizar uploads de conteúdo (49%). Porém, mais da metade (55%) não possui o conhecimento necessário para essa operação.

 

Ao fazer uma análise desses dados, James Fergusson, Managing Director do setor de Global Technology da TNS observou que, ao se configurar no principal meio de comunicação e acesso à internet, principalmente nos mercados emergentes, as funções de multimídia e entretenimento dos dispositivos móveis se tornam indispensáveis para atrair os consumidores.


 “Os fabricantes desses dispositivos precisam disponibilizar e garantir fácil acesso a essas funcionalidades de entretenimento, particularmente em relação à música, jogos, fotos, vídeos e redes sociais”, afirma. “Ainda sem dimensionar adequadamente esse fenômeno, algumas empresas estão perdendo a oportunidade de trazer novos modelos de smartphones para os mercados que registram altas taxas de crescimento em função dessas especificidades”, afirma o executivo.

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