Transferência de dinheiro por celular

0
1


A MasterCard Worldwide e a GSM Association (GSMA) acabam de anunciar seus planos de realizar um programa piloto conjunto para simplificar as transferências internacionais de fundos entre pessoas físicas. O programa começa esse ano e tem como alvo a comunidade “desbancarizada” – ou seja, um grande número de pessoas no mundo inteiro sem acesso aos serviços bancários tradicionais.

“Esse programa piloto cria uma oportunidade única de testar o uso dos nossos produtos de pagamento e rede globais, oferecendo acesso à economia global para pessoas que enfrentam barreiras na hora de ingressar nesse mercado. É com muita satisfação que anunciamos esse trabalho com a GSM Association e seus membros, as operadoras de telefonia em mercados locais, junto com as instituições financeiras. Assim, avaliamos a possibilidade de levar alternativas necessárias para transferências de pagamentos e dinheiro à imensa comunidade dos desbancarizados – além de consumidores que desejam transferir fundos no mercado internacional”, comenta Roy Dunbar, presidente de Operações e Tecnologia Global da MasterCard Worldwide.

O piloto, inicialmente de seis meses, reúne o programa MasterCard Money Send e as operadoras de telefonia móvel da GSM Association, e juntos eles devem analisar como ajudar as pessoas que trabalham em determinados países a transferir fundos de maneira rápida, fácil e segura para amigos ou parentes nos países de origem, empregando tecnologias para pagamentos móveis. As soluções específicas para possibilitar esse tipo de transação devem ser personalizadas para as peculiaridades de cada mercado, em conjunto com as operadoras que fazem parte da GSM Association e as instituições financeiras parcerias da MasterCard.

“Acreditamos no potencial desse programa, porque uma pessoa não será mais limitada a um lugar específico, como uma máquina de auto-atendimento ou agência de um banco ou outro serviço de pagamento internacional na hora de enviar ou receber dinheiro”, disse Rob Conway, CEO, GSMA, falando durante o Congresso Mundial 3GSM, em Barcelona.