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Transforme benefícios da Internet em lucros


Renato dos Santos Neto

Cada vez mais a Internet se faz presente em nosso cotidiano, pois a facilidade das pessoas e empresas se comunicarem, interagirem e realizarem negócios tornou-se mais comum e simples do que há 10 anos – data em que a Internet comercial surgiu no Brasil. A empresa que não conhecer e usar as aplicações dessa revolução digital a seu favor pode estar com os dias contados.

A rede mundial de computadores traduz-se em velocidade e agilidade, em que o presente é essencial na construção do futuro. Em pouquíssimo tempo, ela cresceu e passou a ser essencial nas mais diversas áreas, facilitando a comunicação entre as pessoas para troca de informações, num processo quase democrático de interação.

É devido a essa interatividade que a tecnologia vem constituindo um importante canal de relacionamento entre as empresas e seus clientes. Por meio da Internet pode-se buscar prospects, conhecer melhor os hábitos e comportamentos dos consumidores e ir além do atendimento convencional, sendo capaz de não apenas atender às suas necessidades, como antecipá-las. Afinal, estar plugado ao mundo digital significa estar no ar 24 horas por dia, 7 dias na semana, 365 dias ao ano.

Atualmente, a rede tem sido utilizada com sucesso como estratégia de marketing, devido à sua característica de segmentação. Apesar dessa vantagem ser explícita, ainda existem empresas que não sabem como se utilizar deste benefício.

A segmentação é significativa. Aqui entram ferramentas como o e-mail marketing, os boletins informativos e o site do produto ou serviço a ser divulgado. Milhões de pessoas têm livre acesso à variedade de conteúdos que são publicados na web, porém, isso não significa retorno. Para obter sucesso nos investimentos, é preciso definir um público-alvo e cativá-lo.

O e-mail marketing é um instrumento de comunicação denotado de agilidade, tanto no seu envio quanto no recebimento de resposta. Além da rapidez, ele é amplamente utilizado devido à facilidade com que é capaz de mensurar seu retorno. Há possibilidades de obter as estatísticas apresentadas que indicam quantas pessoas receberam, quantas clicaram num link e em qual link, quantas não desejam mais receber o conteúdo, entre diversas outras informações que irão auxiliar na hora de desenhar/traçar o perfil do consumidor. Ainda por meio dele é possível segmentar uma parcela do mercado e direcionar toda uma campanha de marketing para este público-alvo.

A newsletter também funciona do mesmo modo, porém, trata-se de um boletim periódico enviado aos seus clientes e visitantes, por intermédio do e-mail. Um dos seus principais objetivos é lembrar os internautas do nome de sua empresa. Porém, ela só fará o efeito desejado se for interessante para os leitores, ao trazer informações atraentes. Cativar o consumidor é uma das formas de fidelização.

De acordo com pesquisas realizadas recentemente, mais de 50% dos usuários abrem todos os e-mails que recebem, porém lêem as primeiras linhas. Se o assunto for realmente atraente, a leitura é continuada.

O mesmo ainda vale para os web sites. Todas essas formas de comunicação digitais devem criar uma imagem positiva da empresa e, para tanto, devem trazer informações com conteúdo valorizado, afinal, o público é – e deve ser mesmo – cada vez mais exigente. Notícias ultrapassadas, navegação confusa e poucas informações podem ofuscar o sucesso do seu produto e/ou serviço. Aposte em hot sites – são eficazes para segmentação de mercado, campanhas de incentivo e para oferecer conteúdo específico.

Além de retornos de investimentos, a satisfação dos clientes jamais deve ser ignorada. Para avaliar os produtos e serviços oferecidos e como o público responde/reage ao que está sendo oferecido, é que existe a Pesquisa de Satisfação. Por intermédio dessa estrutura, é possível avaliar falhas, quantificar e qualificar investimentos e abrir espaço para que os consumidores façam sugestões.

Um bom planejamento web auxilia e muito nessa hora. Esteja sempre atento às necessidades de seus clientes, preocupe-se com o que ele quer, crie mecanismos fáceis de respostas (receber um feedback dos consumidores é fundamental) e atualize sempre as informações. Uma notícia desatualizada acaba com o interesse do consumidor.

Renato dos Santos Neto é gerente de negócios da B2BiS. ([email protected])

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