Ainda estamos no primeiro trimestre do ano e o e-commerce brasileiro já apresentou um número significativo de mudanças de preços. Ao todo, foram 873 mil trocas nos valores, segundo dados do estudo realizado pela Sieve, que analisou de 1º de janeiro a 11 de março de 2015. O levantamento foi realizado em 282 sites e a partir de 1,1 milhão de URLs. Janeiro foi o mês com o maior número de precificações para cima, com 62%, enquanto a diminuição de valores ficou apenas em 38%. Já março foi o único mês com número maior de diminuição de preços, com 52%, enquanto as altas responderam por 48%. Em fevereiro, 55% dos preços aumentaram e 45% sofreram queda.
Para Luis Vabo Jr, CEO da Sieve, os números são um reflexo da competitividade do setor, onde diariamente ocorrem diversas trocas de preço em cada produto. “Durante o NRF Big Show 2015, uma das tendências citadas para o mercado varejista seria a necessidade de haver um sistema inteligente de trocas de preço. Podemos ver que isto realmente está se tornando uma realidade”. Ainda segundo Vabo, o cenário de março, apesar de parcial, reflete as ações de marketing para o Dia do Consumidor, onde diversos e-commerces aplicaram promoções.