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O comércio eletrônico brasileiro deve encerrar o ano de 2010 com um faturamento de R$ 14,3 bilhões até o final de 2010, um crescimento de 35% em relação ao ano anterior, de acordo com estudo da e-bit. E, para que as lojas virtuais de pequeno e médio porte acompanhem e façam parte desse cenário, Natan Sztamfater, CEO da Cookie Web, agência de marketing digital especializada em e-commerce PMEs, preparou dez dicas para que esse setor evolua a passos largos junto aos cerca de 67 milhões de internautas no Brasil, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
 
Fidelize. Garantir um bom atendimento, investindo em ferramentas de atendimento, tecnologias e logística baseada em sistema ágil para entrega são fatores que aumentam de forma significativa o processo de fidelização. Quanto melhor você atender ao cliente na web, mais chances terá de fazer com que ele viralize sua loja virtual, indicando seu site para novos e potenciais consumidores. A presença em redes sociais pode ajudar muito nesse momento.

Aumente seu mix de produtos. Incentive a recompra dos consumidores já fidelizados. Mapeie seu comportamento de compras pelo histórico do e-consumidor no site e ofereça a ele, por meio de campanhas de e-mail marketing, produtos que agregam valor ao que ele comprou
 
Otimize. O termo otimização de palavras em buscadores vem se tornando fundamental para quem vive da web. Inicie ou mantenha de forma permanente campanhas de links patrocinados. Contrate agências especializadas para que as palavras chave de seu negócio, ao serem digitadas nos buscadores como Google, sejam direcionadas para a sua loja virtual. Busque as palavras com mais resultados em venda e arrisque! Invista!

Fale Mais com o e-consumidor. Intensifique o relacionamento com seus clientes. Analise seus interesses por meio das compras já realizadas em seu site e mande promoções exclusivas de duas a três vezes por semana.
 
Vá além do propósito de ser uma loja virtual. Transforme sua loja on-line em um mundo de oportunidades. Crie novas necessidades na mente do seu visitante. Gere a demanda para que ele busque em seu site o que nem imaginava que precisaria. Procure manter os produtos por categorias e preços agressivos em itens que podem ser complementares aos de seu interesse.
 
Divulgue a confiabilidade de seu site. Profissionalize as comunicações internas da loja, como banners, fotos, peças de e-mail marketing, entre outras. Invista em selos de segurança confiáveis e que apareçam em destaque em todas as páginas da loja virtual, fazendo com que o e-consumidor se sinta seguro ao comprar em sua loja virtual. Evidencie também que é uma loja reconhecida pelo e-bit e divulgue o selo no portal.
 
Personalize. Busque produtos exclusivos para vender em sua loja: Torne-se uma loja virtual incomparável com qualquer grande player do mercado de internet.
 
Invista em comparadores de preço. Esteja presente nos principais portais comparadores de preço. Eles surgiram para atender a um consumidor acostumado a pechinchar na web.  Utilize a logomarca e apresente-se para os mais de 20 milhões de e-consumidores no Brasil.
 
Acompanhe os relatórios do Google Analytics. Veja de perto qual mídia de fato está trazendo resultados para sua loja. Identifique os melhores e invista!
 
Faça parcerias.  Busque parcerias novas todos os dias, dentro de seu mercado específico de varejo e também no mercado de internet. De um dia para o outro suas vendas podem dobrar.  Contribua e seja retribuído.

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