TV IP Conexão Médica debate Ouvidoria

0
14


No dia 25 de outubro, a TV IP Conexão Médica exibirá, às 12h, mais uma edição do programa Humanização em Saúde, da ONG Viva e Deixe Viver. Dessa vez a entrevistada será Maria Inês Fornazaro, ouvidora geral do Município de São Paulo, que explicará o papel da ouvidoria na saúde por meio dos casos de atendimentos na área da saúde.

A Ouvidoria é um órgão cuja função é receber, apurar e investigar denúncias a fim de propor medidas que elevem a qualidade da prestação de serviços, por exemplo. Ou seja, colocar em prática os direitos e deveres na relação entre prestadores e os respectivos clientes. A partir deste conceito, Maria Inês Fornazaro tratará de problemas como falhas no atendimento médico, ausência de profissionais e condições sanitárias precárias nas unidades de saúde. A relevância dos tópicos é grande, uma vez que estas são algumas das causas de reclamações.

“O objetivo da entrevista é mostrar que o atendimento na área da saúde é o primeiro e mais importante contato entre o paciente e o sistema. É necessário que haja uma boa interação entre as partes envolvidas”, explica Maria Inês. “Para isso, é essencial deixar sempre muito claro os direitos e deveres de ambos os lados”, completa.