Um aliado chamado mobile site

Para uma boa quantidade dos consumidores, os dispositivos móveis já são a primeira opção de canal para compras. Segundo pesquisa do Pew Research Center de 2014, 54% dos respondentes do Brasil já usam o celular e smartphones para fazer compras. Em 2012, essa mesma quantidade era de 28%. Preços competitivos, rapidez, eficiência e segurança são quesitos essenciais para o comércio eletrônico. São também algumas das vantagens mais importantes dos grandes varejistas online. 
Cada vez mais, os mobile sites são ajustados para o acesso amigável e rápido via dispositivos móveis. Cujo objetivo é oferecer experiências diferenciadas ao consumidor. “A tendência é que o internauta procure cada vez as lojas virtuais, por conta dos preços atrativos e comodidade. Um bom mobile site favorece as experiências do usuário e as torna únicas. Afinal, qual internauta não gosta de navegar por um site 100% planejado para a tela que ele tem à mão?”, diz César Bonadio, CEO da Viewit Mobile, empresa voltada ao desenvolvimento de softwares e soluções de mobilidade. 
 
Sem contar que o smartphone pode estreitar a relação do varejista com o consumidor, facilitando a troca e o feedback a quase qualquer tempo e lugar entre eles. Entre os benefícios listados por Bonadio, estão: 
 
Praticidade
As tarefas do dia a dia são sempre repletas de filas e o tempo passado, esperando nelas, é enorme. Os clientes perceberam, então, que nada melhor que preencher esse tempo podendo navegar na internet para encontrar bons negócios.
 
Melhor Preço
A comparação de preços surgiu como outra facilidade proporcionada aos consumidores. “O varejo on-line já é conhecido por muitas vezes oferecer condições comerciais mais atraentes do que as encontradas nas lojas físicas, de dentro de uma loja física o consumidor pode facilmente comparar preços e encontrar as melhores condições”, ressalta o CEO.
 
Usabilidade
Site mobile são desenvolvidos para telas de smartphones, que é menor que um computador. Portanto, a dificuldade ao acessar uma loja virtual por meio dos dispositivos moveis é bem menor quando o site é customizado. As versões não-mobilizadas, normalmente, oferecem layouts desproporcionais, letras muito pequenas e imagens fora do padrão quando acessadas pelo smartphone. “O que acontece é que o internauta desiste da compra se a experiência de uso não é positiva e agradável. Ninguém fica satisfeito ao ter que esticar e encolher uma página com a ponta dos dedos para ler o conteúdo. Podemos dizer que se o site está adaptado para smartphone, a garantia de que esse potencial consumidor fechará a compra e sairá com a melhor das impressões para voltar à loja é bem maior”, completa ele.

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