Um mapa para suas metas

0
11



Uma das coisas que mais me fascina no assunto de produtividade, além da sua amplitude e persidade de assuntos, é que ele é um meio para a realização de objetivos. Afinal, se você não tiver tempo, nunca conseguirá realizar as coisas que deseja. Produtividade é então, um caminho essencial, que deve ser aprendido e aplicado, para você ter tempo livre para alcançar os objetivos importantes da sua vida.

A vida precisa ser orientada para a busca de resultados. Caso contrário, torna-se uma jornada vazia e sem sentido. É muito gostoso acordar sabendo que o hoje, será um dia para lhe aproximar do que você desejar alcançar. Essa direção, estimula, motiva e empolga. Não há espaço para depressão quando existe essa determinação.

O que você deseja realizar para 2006? E para 2010? Quanto sua empresa espera faturar esse ano? Qual a meta de lucro? Qual é o grande objetivo da sua vida? Qual a grande motivação que está fazendo você levantar de manhã? Quantas unidades de produto você precisa vender hoje? Essas perguntas precisam ter uma resposta. A vida não pode ser um evento casual. Você precisa estar no controle e não sentado no banco de passageiros. Por isso eu reforço que é preciso que você sonhe com o que deseja para sua vida, e que transforme esses sonhos em metas.

Se falta motivação na sua vida, isso é resultado da ausência de uma meta, verdadeiramente desafiante, importante e relevante. Você não precisaria dos gurus da motivação se tivesse uma meta. Você precisaria de aulas de boxe, ou qualquer outro esporte, para liberar o excesso de entusiasmo que a caminhada na realização desse objetivo lhe proporcionaria.

Quando você vai começar a praticar aulas de boxe? Quando você vai começar a vibrar no domingo, com o final do Fantástico, anunciando a chegada da segunda-feira?

Fábio de Oliveira Porcel, o vencedor do programa Aprendiz 2, do ilustre empresário Roberto Justus, é uma prova viva do poder ter uma meta. Um dia antes da final do reality show, foi feita uma visita ao quarto dos finalistas. No quarto do Porcel, havia um quadro impresso na parede com a foto do Fiat Stilo e R$ 250.000,00. Quando vi essa cena eu comecei a achar que ele seria o vencedor. Ele não tinha apenas o desejo de ganhar o programa. Ele tinha uma meta, específica, mensurável, escrita e com certeza muito importante. Ao acordar, a primeira coisa que o cérebro dele absorvia era aquela meta. Isso é o que podemos chamar de estratégia de foco.

Que tal seguir a sugestão? Por favor, não acredite em mim, permita-se testar. Escreva as suas metas, detalhe o melhor possível, adicione fotografias ou desenhos do seu objetivo, adicione imagens do seu credo ou religião pessoal (é sempre bom uma forcinha, né?) e leia diariamente, pelo menos 2 vezes por dia seu objetivo.

Eu aprendi que isso é chamado: Mapa do Tesouro. Pra mim funcionou. Quando minha esposa me pedia um carro novo, eu disse: faça o mapa! Para ela funcionou. Mas não precisa acreditar no que estou dizendo, faça e veja os resultados. Persista, acredite e visualize. O seu cérebro é especialista em criar formas de obter as coisas que ele sonha e acredita.

Que tal fazer o mapa dos seus ” tesouros de vida”, para seu cérebro encontrar o caminho mais fácil até eles? Seja o Indiana Jones dos tesouros, que não podem estar perdidos na sua vida! Sucesso na sua busca!

Christian Barbosa é empresário, escritor e palestrante especializado em produtividade pessoal. ([email protected])