Um marco na história das ouvidorias

0
10



De 19 a 21 de novembro, a cidade de Santos receberá o 11º Congresso Brasileiro de Ouvidores, resultado de uma parceria entre a Grube Editorial e a ABO (Associação Brasileira de Ouvidores). Para João Elias de Oliveira, presidente da entidade, o congresso apresenta-se como uma excelente oportunidade para o congraçamento dos participantes da comunidade brasileira de ouvidores e de todos aqueles que se interessam pela instituição.

 

A programação do evento prevê a realização de conferências magnas que vão abordar temas conceituais e painéis específicos para discutir o cenário, particularidades e avanços do setor. Entusiasmado, João Elias acredita que o evento desse ano será digno de referência na história da ABO. “Pela intensa procura de informações sobre o evento e o número inicial de inscrições, podemos afirmar que o Congresso atingirá os seus objetivos de sucesso. A programação contempla todas as áreas interessadas, e as conferências magnas serão proferidas por especialistas do primeiro time. Com certeza, uma vez mais a ABO Nacional realizará um encontro de ouvidores brasileiros que traduzirá a grandeza da instituição”.

 

A primeira palestra do congresso, após a abertura da solenidade, no dia 19, será ministrada por Edson Luiz Vismona, ex-presidente da ABO Nacional e ex-Secretário de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo e terá o tema “Ética, conduta e credibilidade do ouvidor”. Na seqüência, haverá o lançamento do livro “Ouvidorias Universitárias – Relato de Experiências”, organizado por Fátima Vilanova e Carlos Alberto Tanezini, e que traz diversos testemunhos de experiências de êxito em ouvidorias.

 

No dia seguinte, o congresso abre com a palestra “O Brasil não é para amadores – estado, governo e burocracia na terra do jeitinho”, de Belmiro Valverde Jobim Castor, PHD em Administração Pública pela USC-University of Southern Califórnia e professor do Curso de Doutorado em Administração da PUC/PR, que vai discorrer sobre a atualidade político-administrativa brasileira, a qual tem influência decisiva na ação dos ouvidores públicos e privados. Na seqüência, Bernard Richard, Ombudsman da Província de New Brunswick, no Canadá, e ex-presidente do Fórum of Canadian Ombudsman, apresentará a experiência do ombudsman no Canadá e sua similaridade com o ouvidor brasileiro.

 

Ainda no dia 20, terão início as apresentações e debates em painéis específicos, com particularidades que possam vir a ser do interesse de outros grupos de ouvidores. Em sequência, os painéis apresentados serão: “As diversas faces das ouvidorias públicas”, “A eficácia da reclamação nas ouvidorias das empresas”, “Resoluções do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil: impacto nas ouvidorias” e “A atuação dos fóruns de ouvidores”.

 

No dia 21, o congresso inicia-se com o Manoel Eduardo Alves Camargo e Gomes, doutor em Direito, professor da Universidade Federal do Paraná e o primeiro ouvidor público do Brasil. Com o tema “Ouvidor: representante do cidadão ou da instituição”, vai debater esta importante questão pela qual passa o setor. Na seqüência, César Ken Mori, grente da Ouvidoria do Probare, apresentará o trabalho realizado pelo Programa Brasileiro de Auto-Regulamentação do Setor de Relacionamento. Encerrando os painéis, Sueli Renberg, ex-ouvidora do Grupo Pão de Açúcar e Adriana Ximenes, da Ouvidoria do Ministério da Fazenda, vão focar o tema “Construindo Recursos Conversacionais para a Prática da Ouvidoria” e “O Ouvidor como Mediador de Conflitos”, respectivamente.

 

Para fechar o evento, os presidentes das diversas seccionais da Associação Brasileira de Ouvidores apresentarão os relatórios de atuação. Após o encerramento, a entidade reúne-se para a realização da Assembléia Geral da ABO Nacional, que vai eleger os novos membros do Conselho Deliberativo e de sua Diretoria Executiva, que dirigirão os destinos da entidade no biênio 2007/2009.

 

Serviço
Data: 19 à 22 de setembro
Local: Park Balneário Hotel – Av. Ana Costa, 555, Gonzaga – Santos/SP
Informações pelo e-mail [email protected] ou no site eventos.clientesa.com.br