A Unicast, empresa provedora de soluções para publicidade on line, apresenta nova forma de mensurar campanhas na Internet. Voltada para as agências e anunciantes que realizam campanhas com os formatos da Unicast, em parceria com os principais portais no Brasil, a nova extranet (UCP, Unicast Campaign Platform, em inglês) oferece a possibilidade de acompanhar os resultados de toda a ação publicitária on line e não mais o tráfego gerado pela peça.
Com esse novo ambiente, são obtidos resultados de uma ação publicitária on line que até então não eram possíveis, como, por exemplo, saber o tempo médio que cada anúncio foi visto por um internauta e a maneira com a qual ele interagiu com a peça, mostrando qual área do anúncio mais atraiu a sua atenção e direcionou pessoas para o site da empresa. Essa tecnologia da Unicast possibilita ver também o número total de impactos entregues e os restantes. Dados como esses são fundamentais para campanhas de branding, por exemplo, pois, ao adaptar um comercial de TV para o Superstitial Unicast, o comercial da Internet, nem sempre o clique é o elemento mais importante da campanha.
A plataforma permite a aferição dos resultados de uma campanha on-line, levando para cada vez mais perto do mercado o que as agências off-line estão acostumadas a analisar, facilitando assim o deslocamento de maiores verbas para a Internet. Agora, outros dados, às vezes mais importantes, dependendo do objetivo de uma ação, se geração de leads, branding, vendas etc., entram na conta. Essa possibilidade de aferir com precisão resultados coloca a Internet na frente de qualquer outra mídia no quesito entendimento das campanhas, porque, no mundo off-line e até então no on-line, não existiam o “view through” nem o “read through”, uma espécie de raio X da relação estabelecida entre internauta e anúncio on line.