Unimed-BH implementa projeto de rede

0
15

Necessidade de homogeneização, maior desempenho e melhoria no gerenciamento da rede de computadores levaram a Unimed-BH, cooperativa médica, a modificar sua infra-estrutura tecnológica e implantar novos projetos de redes LAN e WAN, que permitiram interligar a suas unidades e parceiros, centralizando as informações e facilitando a comunicação.
Para isso, a Unimed-BH criou um projeto de reformulação de sua rede e adquiriu os equipamentos necessários para esta mudança da Cimcorp, integradora e fornecedora de serviços de Tecnologia da Informação (TI), que ofereceu todo o suporte para implantação do projeto.
Entre outras ações, a Unimed-BH desenvolveu toda a rede em uma plataforma única de tecnologia Cisco. O projeto integral durou três meses e foi implementado em fases, sendo concluído no final do ano passado. Primeiro, foi instalado um switch central (Cisco 4507) e 33 switches de borda (Cisco 2950T) para desenvolver a rede LAN (Local Area Network). Em seguida, para montar a rede WAN (Wide Area Network) e interligar 700 pontos, foram implantados dois roteadores de alto desempenho (Cisco 3745) e diversos roteadores, de borda (Cisco 805), além do software de gerenciamento Cisco Works. “Com essas soluções, conseguimos gerenciar e monitorar a rede a partir de um só ponto, garantindo maior disponibilidade e performance”, explica Cândido André Rodrigues, gestor de tecnologia da informação da Unimed-BH.
Para lidar com essas novas ferramentas, os profissionais da Cooperativa tiveram três treinamentos ministrados em conjunto pela Cisco e pela Cimcorp.
Essa transformação é seqüência de um Plano Diretor de Segurança que previu, dentre outros, um projeto de servidores, armazenamento de dados e backup implantado e concluído no final do ano passado, também apoiado pela Cimcorp. Além de elevar a capacidade de armazenamento de dados e resolver os problemas de descentralização de backup e de demora no tempo de input/output, a cooperativa também implementou uma solução de gerenciamento da rede para que a agilidade no processamento das informações fosse completo. Nesse caso, a solução implantada pela Unimed-BH, em parceria com a Cimcorp, envolveu quatro servidores Sun Fire (V880), duas unidades de armazenamento de dados Sun Storage (T3 e 3510) acoplada a um banco de dados Oracle com capacidade para armazenar aproximadamente 1 Terabyte de dados, além de uma solução de backup utilizando fita automatizada e software Sun Netbackup para gerenciar.